Notícias

Alta tecnologia e inovação são consideradas fatores determinantes para a garantia da competitividade empresarial no longo prazo e para o crescimento econômico sustentável. No caso da indústria de óleo e gás, são fundamentais para a evolução das atividades do setor e estão presentes em quase toda a cadeia de produção, desde a exploração até o transporte.

A importância desse tema abriu espaço para a criação de um bloco temático dedicado ao assunto na Rio Oil & Gas deste ano, que também incorporou a Oil & Gas TechWeek como evento paralelo ao congresso, com o objetivo de discutir tendências, tecnologias, inovações, desafios e demandas da indústria de óleo e gás.

Durante os quatro dias de evento, a Oil & Gas TechWeek abordou as perspectivas de novas tecnologias do mercado e tópicos de grande importância para o setor, como Internet das Coisas, Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Cyber Security, Drones, entre outros.

“Esta edição da Oil & Gas TechWeek proporcionou aos visitantes da Rio Oil & Gas  a experiência de vivenciar 4 dias com exposição e conteúdo sobre as tecnologias que estão viabilizando a superação de desafios e demandas do setor. Não apenas empresas de base tecnológica, mas também startups, que, cada vez mais, vêm ocupando papel de destaque no setor, como instituições de pesquisa e universidades”, afirma Melissa Fernández, Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP.

Mantendo a pegada “interativa”, a programação contou com participações. Em uma parceria com a Apex-Brasil e o Sebrae, o evento recebeu um pitch de startups. Já a colaboração com a Petrobras e a Fábrica de Startups resultou em um Hackathon com temas do projeto de Libra Digital.

“A boa repercussão do conteúdo apresentado na arena e o interesse dos visitantes nos stands da Oil & Gas TechWeek mostram que estamos no caminho certo e dão ainda mais gás e energia para prepararmos a edição de 2019, evento em que, mais uma vez, pretendemos surpreender e criar valor para toda a comunidade de tecnologia e inovação do setor de O&G”, disse Melissa.

O evento foi patrocinado pela Petrobras, Accenture, Apex Brasil, Ouro Negro, Shell, Algar Telecom, Aveva, Cisco, Dassault Systems, Equinix, Indra, Microsoft, Nvidia, Repsol Sinopec Brasil, Life is On – Schneider Eletric, Tecgraf PUC-Rio.