Notícias

A O&G TechWeek, evento brasileiro pioneiro promovido pela indústria focando em tecnologia e tendências para o futuro do setor de óleo e gás, terá uma programação intensa e bem abrangente. Serão cinco dias divididos em grandes temas: Tendências; Upstream; Downstream; Gás e Energia; e Sociedade Tecnológica. O programa abrange mais de 20 palestras divididas em talk shows, estudos de casos e atividades interativas. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre 21 e 25 de agosto.

Na seção Tech Talk, o Sócio-Líder do Segmento de Energia da EY-Latin America South, Carlos Alberto de Assis, vai apresentar os cenários e as perspectivas do gás como combustível de transição. Já Luís Fernando Liguori, Chief Technology Officer da IBM Brasil, participará do Talk Show com CTOs e CIOs para discutir tendências e como a tecnologia digital irá influenciar os negócios das empresas.

O Gerente Geral de Serviços e Operações Especializados do Projeto de Libra na Petrobras,  Orlando José Soares Ribeiro, vai falar no painel Tech Challenges sobre os desafios e demandas tecnológicas do Projeto Libra, maior campo do pré-sal. Enquanto  André Maerli – Pesquisador Líder em do Centro de Tecnologia Rio – Statoil, vai apresentar os principais projetos da companhia para o segmento subsea, um dos mais intensivos em tecnologia na indústria. Maria Peralta, presidente da Aker Solutions, será uma das CEOs que vão debater na última sessão do Tech Show como as corporações estão se preparando para o futuro.

Na área jurídica, Renato Opice Blum, sócio do escritório de advogados Opice Blum, vai palestrar no dia sobre Sociedade Tecnológica (25/08), falando sobre as implicações jurídicas, éticas e morais de um mundo digital e conectado. Também neste dia, Peter Kronstrøm, líder do Copenhagen Institute for Futures Studies na América Latina e fundador do Future Lounge™, abordará questões sobre o futuro do emprego, especialmente quais serão as novas profissões com a chegada da revolução digital.

O secretário geral do IBP, Milton Costa Filho, explicou a importância da realização da TechWeek. “Tecnologia e inovação significam o futuro da nossa indústria, sem isso não conseguiremos explorar e produzir os recursos disponíveis. A O&G TechWeek será um evento pioneiro para discutir um assunto fundamental para a sustentabilidade do setor”, disse.

Congresso Rio Automação

A TechWeek será realizada em paralelo ao Congresso Rio Automação, tradicional evento voltado aos profissionais de automação e instrumentação. Com o lema “Instrumentação e Automação: promovendo a competitividade e eficiência operacional”, o Rio Automação acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no RB1, e terá uma programação que vai abordar temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Automação Remota, Empreendedorismo e Cyber Security.

Inscrições

As inscrições para a O&G TechWeek e para o Rio Automação já estão abertas e podem ser feitas pelos respectivos sites.

Ideias inovadoras em pauta

Paralelamente à O&G TechWeek, o IBP e a Fábrica de Startups – uma das maiores aceleradoras europeias, sediada em Portugal – lançam o Ideation Week, um programa que pretende gerar ideias inovadoras para o setor de petróleo e gás. Durante cinco dias, os participantes terão que identificar os principais desafios do setor de óleo e gás e colocar em prática os projetos e ideias mais inovadoras.

Com um caráter prático e “hands-on”, o programa visa estimular e desafiar os participantes para que possam desenvolver trabalho de campo, tendo acesso a uma rede de mentores, startups e investidores. O Ideation Week proporciona ainda o contato direto com especialistas e referências do setor no país.

Os interessados em participar da Ideation Week podem fazer as inscrições individuais até o dia 20 de agosto.