Notícias

Rio Oil & Gas 2022 começa com mais de 400 expositores e expectativa de 40 mil pessoas circulando pelos quatro dias de evento

Começa nesta segunda-feira, 26 de setembro, o maior evento da América Latina do setor de petróleo e gás: a 20ª edição da Rio Oil & Gas, que volta a ser presencial após quatro anos, instalando-se desta vez em um novo espaço da cidade do Rio de Janeiro: seis armazéns do Pier Mauá, no Boulevard Olímpico, totalizando 51 mil m² – a maior ocupação da região portuária carioca desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

“Há 40 anos, a Rio Oil & Gas reúne especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor. Neste ano, o evento agrega um legado à população do Rio de Janeiro, com a recuperação do ‘Armazém Kobra’, que já é um cartão postal da cidade e passará a ser um espaço dedicado à realização de grandes eventos”, afirma a diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado.

A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, é de receber cerca de 40 mil participantes, incluindo executivos, profissionais, autoridades e especialistas de dezenas de países, que circularão pela feira, congresso e eventos paralelos da Rio Oil & Gas. Quem não puder comparecer fisicamente poderá acompanhar o evento de forma remota (online).

A Rio Oil & Gas acontece num momento ímpar do cenário global, após dois anos de pandemia e com questões geopolíticas (guerra da Ucrânia) e climáticas impondo novos desafios para as empresas da cadeia produtiva de petróleo e gás. Por isso, a transição energética do setor para uma economia de baixo carbono é um dos principais temas dos debates e palestras da Rio Oil & Gas.

“A indústria do petróleo tem a missão de garantir o suprimento de energia para o mundo todo e financiar a jornada rumo a uma economia de baixo carbono. No atual cenário de emergência climática, o setor reúne ainda mais esforços para prover os investimentos e as tecnologias necessárias à transição energética. A Rio Oil & Gas 2022 é uma oportunidade de diálogo e troca de informações para a indústria em busca de soluções inovadoras que reafirmam o papel fundamental do nosso setor para o país e sua importância para o mundo, em meio ao intenso debate sobre segurança energética”, afirma Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

Nove países estão presentes com pavilhões na feira do evento – Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega. Irã e Angola participam pela primeira vez. A Áustria retorna à Rio Oil & Gas após oito anos. Além disso, durante o evento, pesquisadores de 20 países apresentarão trabalhos técnicos – nos eixos Upstream, Midstream & Downstream, Gás Natural & Energia e a Indústria do Futuro.

Este ano, empresas de grande porte da indústria de óleo e gás também vão estrear entre os expositores. É o caso da PETRONAS, da Malásia; da Karoon, da Austrália; da Trident Energy, brasileira; e da Acelen, brasileira criada pelo fundo Mubadala Capital.

IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA E DEBATES

Fernanda Delgado ressalta que a Rio Oil & Gas reforça a relevância da indústria no país diante do grande potencial do Brasil, capaz de gerar externalidades positivas que irradiem em toda a economia brasileira, atraindo investimentos externos e potencializando os negócios de toda a extensa cadeia de fornecedores do setor. “O evento abordará a relevância do país para a segurança energética e o suprimento de óleo e gás, fundamental para gerar os recursos necessários para que governos e a sociedade financiem a transição energética e a descarbonização de suas economias”, afirma a executiva.

O setor de óleo e gás responde por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil, que é considerado o 9º maior produtor mundial de petróleo. Só para a atividade de exploração e produção, o IBP estima investimentos de US$183 bilhões e uma arrecadação de tributos de US$ 622 bilhões no acumulado de 2022 a 2031, bem como uma geração média de 445 mil empregos por ano nesse período.

Entre os temas que serão debatidos no congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão e consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também estarão em discussão a geopolítica do petróleo e gás, bem como investimentos em Exploração & Produção, Gás Natural e Downstream – nesses dois segmentos, destaque para a consolidação do Novo Mercado de Gás e abertura do setor de refino, respectivamente.

As pautas ESG (meio ambiente, sociedade e governança, na sigla em inglês) também terão grande destaque na Rio Oil & Gas. Além das palestras do congresso, haverá espaços de discussões temáticas em fóruns – Arena ESG, Arena do Futuro, SOMA, Arena Young Summit, Competições Acadêmicas e Fórum Onshore.

LEGADO

A Rio Oil & Gas deixa um importante legado para a cidade do Rio de Janeiro. O IBP investiu para reformar o “Armazém do Kobra”, conhecido pelo “Mural Etnias”, do artista Eduardo Kobra, e que durante o evento será renomeado “Armazém IBP”. No local, ocorrerão as palestras do congresso e parte da exposição. Com essa reforma, o município ganha um novo espaço para a realização de eventos de grande porte, o que garante mais uma fonte de geração de emprego e renda para a economia local. Nos últimos anos, o armazém estava funcionando apenas como estacionamento.

EVENTO CARBONO ZERO

Pela primeira vez, a Rio Oil & Gas será totalmente carbono zero. Em parceria com três empresas especializadas, o evento compensará com a compra de créditos de CO2 a emissão necessária para a realização do congresso. A WayCarbon será responsável pelos cálculos das emissões, a BlockC fará a compensação e a Rina cuidará da auditoria de todo o processo.

A reciclagem dos resíduos também é uma preocupação. A coleta e a gestão desse material serão feitas pela empresa Boomerang. As lonas utilizadas no evento seguirão para reutilização e a madeira passará por processo de transformação em biomassa. Os resíduos recicláveis irão para cooperativas de catadores, resíduos orgânicos serão destinados à compostagem e o óleo de cozinha utilizado no preparo de alimentos se transformará em biodiesel.

 DIVERSIDADE E AÇÕES SOCIAIS

A diversidade também estará presente na Rio Oil & Gas. O número de palestrantes e moderadoras é de 39,5% do total, o que representa um aumento de 30% em relação à última edição presencial, em 2018. Neste ano, a presença feminina chega a 49% nos eventos paralelos. No congresso, reservado às palestras, a participação das mulheres é de 30%.

A inclusão estará presente na contratação de nove adolescentes e adultos com deficiência intelectual para dar informações ao público. Um dos contratados é um fotógrafo autista que registrará diversos momentos da Rio Oil & Gas. Já o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) deu suporte para a contratação de 30 pessoas que atuarão na produção, considerando perfis de diversidade.

O IBP dará apoio à campanha #FliptheScript, criada para mobilizar a sociedade e o setor público em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. A Ação da Cidadania também estará presente, com um balcão para divulgação de projetos. A Rio Oil & Gas será embaixadora da campanha “15 por 15”, um pacto pelos 15% da população que passa fome no país. Os participantes poderão contribuir para reduzir a insegurança alimentar dessas famílias.

 A Rio Oil & Gas é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners, Ultracargo, Weatherford e WTW. O evento ainda tem a Apex-Brasil como parceira no espaço “O&G Partnership Lounge” e a United Airlines como companhia aérea oficial.

 

Serviço: Rio Oil & Gas 2022
Data: de 26 a 29 de setembro
Horários: das 8h30 às 18h20 (Congresso) e das 12h às 20h (Exposição e Eventos Paralelos)
Local: Boulevard Olímpico (Armazéns 1, 3, 4, 5, Utopia, Armazém IBP (Mural “Etnias”) e Espaço Kreimer​)
Site: https://www.riooilgas.com.br/

Para dúvidas ou mais informações:

PH de Noronha: paulo.noronha@fsb.com.br

Bruno Postiga: bruno.postiga@fsb.com.br

Fernanda Nunes: fernanda.nunes@fsb.com.br

Pedro Soares: pedro.soares@fsb.com.br