Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promove mais uma edição do curso de Política Brasileira de Conteúdo Local Aplicada ao Setor de Petróleo e Gás Natural. O curso será realizado no próximo dia 18 de junho, na sede do IBP, no Rio de Janeiro, e tem como objetivo apresentar os principais aspectos regulatórios que norteiam a política de conteúdo local brasileira aplicada ao setor de petróleo e gás bem como as recentes atualizações em regulamentações e migração de contratos.

A principal novidade desta edição do curso é a inclusão das últimas mudanças na resolução dos mecanismos de isenção (waiver) – Resolução ANP nº 726, de 11 de abril de 2018 – que regulamenta os procedimentos de pedidos, análise e concessão, ajustes e transferências dos waivers, além da possibilidade de migração de contratos.

Ao longo do curso, o participante será apresentado aos diversos dispositivos contratuais e regulatórios que regem a política de conteúdo local e terá a oportunidade de debater cada aspecto de forma prática com profissionais atuantes no setor e referências no assunto.

“Temos um grupo de especialistas de mercado que estão atualizados com as últimas mudanças feitas e envolvidos na operacionalização do regulamento. Eles trazem os insights de debate pós-publicação das regras que acontecem com a ANP”, explicou Pedro Alem, coordenador do curso e Gerente Executivo de Política Industrial do IBP.

Outro diferencial desta edição consiste no módulo que vai abordar especificamente o PEDEFOR (Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural), do governo. Este programa busca o aprimoramento da política de conteúdo local, estimulando o reconhecimento dos esforços que estão além do que está previsto na regra original e que ajudam a promover o desenvolvimento da indústria que, até então, não eram contabilizados, além de expandir a visão do que é desenvolver a cadeia de fornecedores.

O programa técnico apresenta sete módulos que abordam o panorama do conteúdo local no Brasil, sua política e legislação, além de discutir a visão do futuro a partir das últimas mudanças na política. O último módulo trará uma mesa redonda entre os instrutores e alunos para debaterem e trocarem ideias sobre os impactos no mercado.

O público alvo do curso são os profissionais que precisam se atualizar, e que atuam nas áreas de compras, projetos, contabilidade e direito, consultores e funcionários de órgãos governamentais que são impactados e que precisam entender melhor a política de conteúdo local para fazer análises. Para os que ingressaram recentemente no mercado, o curso dá uma ampla visão sobre a política.

“A ideia é trazer aquilo que é demandado por quem quer entender o que está acontecendo, hoje, em relação a conteúdo local”, concluiu Alem.

As inscrições continuam abertas e associados do IBP tem descontos. Participe!