Notícias

O Conselho de Administração do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) aprovou a recomendação do nome da diretora Clarissa Lins para ocupar a presidência do Instituto. A indicação foi feita após decisão do atual presidente, José Firmo, renunciar ao cargo, por motivos pessoais.

A decisão do Conselho de Administração seguirá para votação dos associados em Assembleia Geral Extraordinária, prevista para a segunda quinzena de outubro. O nome aprovado responderá pela presidência do IBP até o término do atual mandato, em março de 2021. Firmo conduzirá um processo de transição com o escolhido, que terá início em novembro.

 

Perfil

Clarissa Lins
Clarissa Lins-Sócia-fundadora da Catavento

Clarissa Lins é sócia-fundadora da Catavento, consultoria especializada em estratégia e sustentabilidade. Seu foco de atuação destaca-se por mapear o futuro da energia, os desafios do setor de óleo e gás e as oportunidades de negócio no contexto da transição energética.

Adicionalmente, Clarissa é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde maio de 2018. No colegiado, preside o Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde e é membro do Comitê de Auditoria.

Clarissa é também diretora do IBP desde abril de 2016 e senior fellow do Núcleo de Energia e de Infraestrutura do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Ainda, é membro do Global Future Council on The Future of Energy do Fórum Econômico Mundial.

Anteriormente, Clarissa trabalhou no setor público por diversos anos, no Ministério da Fazenda durante a elaboração do Plano Real, no BNDES como assessora especial da Presidência e na Petrobras, como Gerente Executiva de Estratégia Corporativa e assessora especial da Presidência na gestão de Philippe Reischtul.

É economista formada pela PUC do Rio de Janeiro, com mestrado em economia pela mesma universidade.