Notícias

 

O engenheiro Luiz Carlos Costamilan será o Secretário Executivo de Gás Natural do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), cargo criado em função do novo momento em

Fotos Executivos Conselho e Diretoria do IBP Costa Milan
Luiz Carlos Costamilan

que o setor de gás natural se adequa a um ambiente de maior diversidade e competitividade.

Com mais de 35 anos de experiência no setor, formado em Engenharia Mecânica e com mestrado em Engenharia de Petróleo, Costamilan tem extenso currículo de serviços prestados à indústria.

Iniciou carreira na Petrobras, onde trabalhou por 23 anos, exercendo diversos cargos de gestão nas áreas de Negócios, Internacional e Gás Natural. Foi responsável pela implementação do projeto Gasbol – Gasoduto Brasil-Bolívia, além de vice-presidente executivo da Braspetro (subsidiária internacional) e gerente de operações da Brasoil UK.

Foi presidente da BG Brasil durante 10 anos, desde o início das operações no país, em 1999, e depois atuou como presidente da empresa para o Cone Sul, gerenciando atividades em quatro países da América Latina com foco no desenvolvimento do mercado de gás na região. Atualmente, exercia a função de consultor na área de energia, offshore e gás natural, além de integrar conselhos de diversas empresas, como Queiroz Galvão Exploração e Produção e Huisman do Brasil.

Neste novo cenário do setor de gás natural no País, com a redução da participação da Petrobras em diversos segmentos da cadeia, a iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) “Gás para Crescer” que estuda medidas efetivas de aprimoramento das normas do setor, Costamilan será uma importante adição ao quadro de executivos do IBP.

“É o perfil certo, na hora certa. Um privilégio para a nossa indústria contar com a experiência e o entusiasmo do Costamilan nesse momento de transformação do segmento de Gás Natural”, disse Jorge Camargo, presidente do IBP.