Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgou nesta sexta-feira, 17, que Luiz Antonio Moschini, profissional amplamente reconhecido por sua contribuição na criação e desenvolvimento da Norma Regulamentadora NR-13 e do próprio regramento que rege os Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), assumirá, a partir de 1 de julho, a Gerência de Certificação do Instituto.

O retorno de Moschini ao quadro de funcionários da instituição faz parte de uma estratégia de fortalecimento do Programa de Certificação do IBP que, celebrando 25 anos de existência e em processo de ampliação, passará a contar com duas novas coordenações técnicas: a Coordenação de SPIE e a Coordenação de SGSO (Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional).

O IBP é, atualmente, o único Organismo de Certificação de Produto (OCP) para Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre/INMETRO).

Moschini construiu uma carreira de sucesso contínuo no IBP, tendo atuado na Gerência de Certificação — criada por ele, Edgar Rubem Pereira da Silva e equipe, em 2001 — como especialista, gerente, consultor, instrutor e auditor de SPIE.

O Programa de Certificação de SPIE é hoje um produto robusto, fruto de uma longa e produtiva construção coletiva que envolve governo, empresas e trabalhadores. Atualmente, com 67 SPIE Certificados, o Programa contribui diariamente para a segurança e eficiência de diversos segmentos industriais, tais como exploração e produção, petroquímica, refino e gás natural, transporte, química, fertilizantes e papel e celulose, e, por extensão, para a sociedade como um todo.