Notícias

Mais de 350 jovens participaram da segunda sessão do Programa Profissional do Futuro, realizado no dia 12 de agosto, em Natal, durante o II Conepetro –  Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A sessão teve a participação do gestor de projetos da refinaria Abreu e Lima em Recife da Petrobras, Daniel Canabrava, que abordou a importância das operações de refino no setor de petróleo, bem como suas etapas, desafios e perspectivas. Além dos aspectos técnicos, o engenheiro químico falou um pouco da sua trajetória de carreira, com passagens como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e como engenheiro da área de produção de biodiesel na Tecbio.

Já Nina Fernández Y Fernández, representante da área de Relações Institucionais do IBP, deu dicas para os estudantes se qualificarem ainda mais na área, especialmente num momento de crise. “É fundamental investir no inglês fluente e na qualificação constante, mesmo com cursos de curta duração”, explica, ressaltando ainda o poder do networking. “Participar de eventos também é fundamental para ampliar a rede de contatos e ampliar a possibilidade de conseguir uma vaga, mesmo que a competição seja grande”, afirmou.

Realizado anualmente pelo IBP, o Programa chega a 2016 de cara nova: palestras que promovem ainda mais interação entre executivos e estudantes e acontece dentro das universidades, ampliando o relacionamento com o ambiente acadêmico. A expectativa é que este ano cerca de 1,3 mil jovens participem da iniciativa.

A próxima sessão do Profissional do Futuro acontece no dia 30 de agosto, durante a Semana Integrada de Engenharia da PUC-Rio, que vai de 29 de agosto a 2 de setembro.