Notícias

As oportunidades para a indústria de óleo e gás surgidas na nova revolução digital, impulsionada pela Internet das Coisas (ou Internet of Things – IoT, em inglês), foi tema de palestra no IBP, com a presença do diretor de IoT para a América Latina na Microsoft, Francisco Corona, realizada na última segunda-feira, 4 de julho, no Rio de Janeiro.

Organizada pela Comissão de Tecnologia do IBP e voltada para associados do Instituto, a palestra abordou como a Internet das Coisas está aumentando a conexão entre pessoas e coisas em grandes proporções, impactando também o ambiente de negócios, especialmente da indústria petrolífera – especialmente com a otimização de operações, manutenção de equipamentos, entre outros benefícios.

Segundo o palestrante, o executivo da Microsoft Francisco Corona, “os dispositivos conectados superam a população mundial de 1.5 para 1. O ritmo de adoção da IoT pelo mercado está aumentando cada vez mais por conta da expansão das soluções analíticas e da computação em nuvem, do aumento da conectividade entre máquinas e dispositivos pessoais inteligentes e do crescimento do número de aplicações que conectam a cadeia de suprimentos, parceiros e clientes”.

 Cyber security em foco

Questionado se as empresas do setor têm buscado proteção de cyber security para suas operações, o executivo apontou que esse investimento é fundamental nos dias atuais, não só para empresas, para nações. “Governos dos EUA e outros países contratam serviços para prevenção de ataques e segurança de dados, por exemplo. A plataforma da Microsoft tem 27 certificações internacionais e oferecemos privacidade total dos dados”, explicou.

Além de cyber security, foram abordadas questões relativas sobre a Machine Learning, soluções analíticas avançadas (preditivas e prescritivas) disponíveis na plataforma de serviços da Microsoft Azure e casos de referência já implementados pela Microsoft e seus parceiros, como o projeto realizado em conjunto com Thyssenkrupp. Juntas, as empresas desenvolveram um sistema inteligente de call center para monitorar e prever defeitos e paradas dos elevadores.

Ainda não é um Associado IBP? Saiba como entrar para a Casa da Nossa Indústria e acompanhar tudo o que acontece na indústria.