Notícias

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com inscrições abertas para dois cursos da sua Escola de Tecnologia e Inovação, em novembro: Instrumentação Industrial e Projeto de Estações de Medição de Óleo e Gás Natural. As turmas serão ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com transmissão ao vivo. Associados IBP têm até 40% de desconto.

No dia 03 de novembro, tem início o curso de Instrumentação Industrial, fundamental para o profissional que deseja atuar em ambientes industriais com alto nível de automação e tornar-se apto a identificar e corrigir possíveis problemas no processo de automação da instalação oriundos do funcionamento inadequado de diversos tipo de instrumentos. O programa ainda apresenta, de maneira fácil e didática, as últimas atualizações da norma ISA 5.1. Mais informações estão disponíveis aqui.

Na semana seguinte, no dia 11, começam as aulas de Projeto de Estações de Medição de Óleo e Gás Natural, que focam em quatro grandes temas: conceitos aplicáveis à medição fiscal (impostos) e transferência de custódia (posse); regulamentação aplicável ao Brasil e definida pela ANP e o INMETRO; requisitos metrológicos que devem ser atendidos pelas estações de medição nessa aplicação; e os diversos aspectos que devem ser considerados na gestão dos projetos considerando a execução das disciplinas de processos, instrumentação, automação, mecânica, tubulações, elétrica e civil.

Ao final do curso, o aluno será capaz de gerenciar as diversas fases do projeto de construção de estações de medição de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, planejar as ações necessárias para a implementação desses projetos e controlar o desempenho das ações planejadas com o objetivo de maximizar os resultados. Mais informações estão disponíveis aqui.

Escola de Tecnologia e Inovação

A escola de Tecnologia e Inovação UnIBP traz o universo da transformação digital para dentro da indústria de petróleo e gás, apresentando suas aplicações nas atividades do setor, que proporcionam maior eficiência nos processos ao identificar oportunidades de inovação com o intuito de aumentar a competitividade.