Notícias

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de Fundamentos da Norma API Q2, que acontece dia 27 de agosto na sede do IBP, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira certificação de sistema de gestão da qualidade destinada às prestadoras de serviços do setor de óleo e gás, publicada pelo Instituto Americano de Petróleo (API) com o objetivo promover a confiabilidade nas empresas fornecedoras de serviços para o segmento de exploração e produção.

“A norma API Q2 exige do prestador a demonstração clara dos controles e processos, levando em conta todos os quatro grupos: operadores, fornecedores, agências reguladoras e outras partes interessadas, além das empresas prestadoras de serviço. Com isso, a companhia minimiza os riscos, aumenta a produtividade e desenvolve a confiabilidade do seu fluxo de serviços”, explica Fabrício Viana, professor do curso do IBP e coordenador técnico do MBA em Gestão de Processos aplicado a empresas de serviços da PUC-Rio

O curso vai apresentar os requisitos básicos da norma para o desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade, que apresente melhoria contínua, com ênfase na prevenção de falhas e busque minimizar variações e desperdícios nos projetos. O curso irá abordar todas as seções e requisitos da Norma API Q2, incluindo a realização de exercícios práticos.

A obtenção dessa certificação coloca o fornecedor em um amplo patamar de atuação e demonstra o compromisso da organização em superar os padrões atuais do seu sistema de gestão da qualidade e o comprometimento com a melhoria da eficiência operacional por meio da execução de alto nível dos seus serviços. Dessa forma, a empresa passa a ser reconhecida internacionalmente pela excelência na qualidade dos seus serviços e fica apta a atuar em novos mercados e com novos operadores, além de se diferenciar no mercado nacional.

O programa é destinado aos profissionais das áreas de operação, manufatura, fornecedores do setor, auditores terceirizados, auditores internos e consultores que apoiam o setor de serviços upstream e sua cadeia de fornecimento global e, também, para profissionais que atuem em funções de suporte que incluem contratos, compras, logística, engenharia, RH, treinamento, qualidade, QSMS, TI, manutenção e operações.

O curso de Fundamentos da Norma API Q2 é um pré-requisito para inscrição no curso de Auditor Líder Norma API Q2.

As inscrições estão abertas e os associados do IBP tem desconto. Participe!