Notícias

O IBP está com inscrições abertas para os cursos que ocorrem em setembro. Com cargas horárias que variam de 24 a 40 horas, as turmas são focadas em áreas como Inspeção, Equipamentos & Manutenção e Saúde, Meio Ambiente & Segurança (SMS), com aulas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Os interessados podem se inscrever online, pelo site do IBP. Associados do instituto têm desconto no valor da inscrição.

Confira, a seguir, os cursos previstos para setembro:

 

Inspeção e Manutenção de Sistemas de Proteção Catódica em Dutos Terrestres

Objetivo: O curso busca capacitar os profissionais para executar a inspeção periódica e manutenção das instalações de proteção catódica de dutos terrestres.

Início: 10 de setembro (das 9h às 18h)

Duração: 32 horas

Local: Sede do IBP (Avenida Almirante Barroso, 52 – Centro, Rio de Janeiro)

Professores: João Paulo Klausing Gevásio e Wilson Gil Castinheiras Jr.

 

Tubulações Industriais

Objetivo: Aqui, o aluno vai aprender a analisar os problemas inerentes a um projeto de tubulação, recebendo subsídios para a especificação dos materiais, seleção dos componentes e cálculo aproximado de flexibilidade. Os profissionais da área de projeto, construção, montagem e inspeção de tubulações vão poder se atualizar sobre as implicações da revisão da NR-13 em suas atividades.

Início: 10 de setembro (das 9h às 18h)

Duração: 40 horas

Local: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Avenida Professor Mello Moraes, 2373, Sala 6 – Cidade Universitária- Butantã, São Paulo)

Professor: Roberto Ferraboli Junior

 

Lubrificantes e Lubrificação: Uma visão global da cadeia produtiva de óleos e graxas

Objetivo: Realizado desde 2010, o curso tem o objetivo de atualizar os participantes em relação aos mais recentes avanços tecnológicos do setor de lubrificantes sobre tendências evolutivas, tanto no aspecto técnico como no legislativo. Um de seus diferenciais é a abordagem completa e especializada da cadeia produtiva dos lubrificantes, desde o refino até o descarte do óleo usado.

Início: 17 de setembro (das 9h às 18h)

Duração: 24 horas

Local: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Avenida Professor Mello Moraes, 2373 Sala 6 – Cidade Universitária- Butantã, São Paulo)

Professores: Pedro Nelson Belmiro, Gaston Rogerio S. Schweizer e Manoel Honorato

 

Tratamento de Águas Industriais

Objetivo: O curso vai expor aos alunos os conhecimentos para atuar diretamente no tratamento de águas industriais, mais especificamente na produção e controle de água industrial e potável por meio de operações e processos de tratamento da água bruta, de origem superficial e subterrânea, abrandamento e desmineralização por troca iônica, filtração por membranas e tratamento de águas de caldeiras e sistemas de água de resfriamento. Além disso, os alunos serão apresentados aos principais requisitos de gerenciamento ambiental da água industrial e efluentes e da água potável.

Início: 18 de setembro (das 9h às 18h)

Duração: 32 horas

Local: Sede do IBP (Avenida Almirante Barroso, 52 – Centro, Rio de Janeiro)

Professores: Antonio Luiz Peres, João Carlos Pattaro e Pedro Augusto Maciel

 

Segurança Operacional

Objetivo: Os participantes vão aprender a disciplina de segurança operacional e de processos industriais, com uma visão abrangente, incluindo aspectos tecnológicos e de gestão para controle e gerenciamento dos riscos e perigos associados às atividades operacionais e aos processos industriais. Será apresentado também o modelo de gestão do Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SGSO) da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Início: 19 de setembro (das 9h às 18h)

Duração: 24 horas

Local: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Avenida Professor Mello Moraes, 2373 Sala 6 – Cidade Universitária- Butantã, São Paulo)

Professores: Antonio Carlos de Oliveira Ribeiro e Milton Carneiro de Lacerda Filho

 

Básico em Atividades do Downstream em Petróleo e Gás Natural

Objetivo: As aulas vão fornecer conhecimentos técnicos e gerenciais das atividades de refino, transporte e distribuição de petróleo (e seus derivados), de gás natural, de petroquímica e de biocombustíveis (Etanol e Biodiesel), além de tópicos especiais, como a análise do mercado mundial e nacional de energia.

Início: 24 de setembro (das 18h às 22h)

Duração: 40 horas

Local: Sede do IBP (Avenida Almirante Barroso, 52 – Centro, Rio de Janeiro)

Professores: Albino Lopes d’Almeida e Carlos Maligo