Notícias

Parceria entre o governo federal e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) resultou no lançamento do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), nesta terça-feira, em Brasília. “O PAE-Fauna vem preencher a lacuna do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional. Quero destacar a importância da parceria com o IBP, que fez um mapeamento inédito no Brasil”, disse o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Na ocasião, o IBP selou um trabalho de quatro anos em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao entregar o Mapeamento Ambiental para Resposta e Emergência no Mar (MAREM). O novo banco de dados, uma iniciativa inédita no Brasil, foi oficialmente apresentado ao ministro.“Este é um momento especial na indústria do petróleo. Estamos muito satisfeitos e queremos avançar nessa parceria com o Ministério”, destacou o presidente do IBP, Jorge Camargo.

Durante a apresentação do MAREM, o secretário-executivo de Exploração e Produção do IBP, Antônio Guimarães, destacou que esse banco de dados é único no Brasil e permitirá avanços não só para a indústria do petróleo. A ferramenta permite o monitoramento de espécies de fauna presentes em toda costa brasileira e áreas offshore vulneráveis a vazamentos acidentais de óleo, além do mapeamento das áreas e grupos prioritários à proteção. “O fruto dessas informações que disponibilizamos por meio do MAREM já vem sendo utilizada em benefício do licenciamento ambiental. Também são acessados por universidades e ONGs”, acrescentou Guimarães.

O secretário-executivo do IBP também destacou o investimento feito para concluir esse trabalho, que consumiu R$ 8 milhões. Criado com o objetivo de se integrar ao sistema de monitoramento do Ibama, esse banco de dados pode ser acessado de qualquer lugar do país e reúne mais de 70 mil registros fotográficos da fauna, além de ambientes e praias do Brasil. São 7 mil km de costa brasileira mapeados, 2.100 localidades e 19 cidades.

Na ocasião, o Ibama apresentou o PAE-fauna, que é dividido em três partes: Manual de Boas Práticas, o Mapeamento Ambiental para Resposta e Emergência no Mar (MAREM) e o Plano do Ibama. “Tenho muito orgulho do que estou vendo”, afirmou Suely Araújo, presidente do Ibama. O Plano do Ibama estará aberto para consulta pública até 04 de dezembro de 2016.