Notícias

Com o retorno das aulas presenciais, as Universidades brasileiras seguem priorizando a difusão do conhecimento técnico, científico e profissional do setor de óleo e gás. Promovidos e organizados por alunos e professores dos cursos ligados à indústria de energia, os eventos como a IX Semana Acadêmica de Petróleo, Gás e Energia da Região dos Lagos – Petro IF (Instituto Federal Fluminense), Petroufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e VI PetroCG (Universidade Federal de Campina Grande), estão entre os apoios institucionais do IBP.

Promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo, o Petroufes acontece entre os dias 15 e 17 de março, de forma 100% remota, com palestras, mesas redondas e minicurso. Em 2022, o tema “Carreira, perspectivas e novas oportunidades na indústria de energia”, será o fio condutor do evento que reúne profissionais, alunos e professores para discutir o futuro da indústria. A abertura, no dia 15 de março às 14h30, contará com o presidente do IBP, Eberaldo De Almeida Neto, compartilhando suas experiências durante os mais de 36 anos de serviço nessa indústria. Enquanto no dia 17 de março, a palestrante convidada será Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP. As inscrições são gratuitas podem ser feitas aqui.

O VI PetroCG que tem como tema principal “Gás Natural: A Energia para a Transição” recebe no próximo dia 15 de março, a partir das 9h30, a diretora de Gás Natural, Sylvie D’Apote, para a mesa redonda “Inclusão no Novo Mercado do Gás”. O minicurso “Entenda o gás natural: principais aspectos técnicos e regulatórios da cadeia do gás natural no Brasil” será ministrado por Jorge Delmonte, gerente de Regulação de Gás Natural Upstream e Geração Termelétrica, e Tiago Samos Santovito, gerente executivo de Regulação de Transporte e Distribuição de Gás Natural, nos dias 14 e 15 de março, às 15h. O evento é organizado anualmente pelos alunos da Universidade Federal de Campina Grande e oferece palestras, minicursos e mesas redondas. Todos os detalhes estão disponíveis no site do evento.

Já o PetroIF ocorrerá de forma híbrida, parte presencialmente no Instituto Federal Fluminense (Campus Cabo Frio), parte virtualmente no canal oficial da instituição. Entre os diversos convidados do evento, Karen Cubas, gerente da UnIBP, aborda o tema “Desenvolvimento educacional e as oportunidades de profissionais técnicos no mercado de trabalho”, no dia 21 de março, às 13h30. Sofia Euthymiou, membro do Comitê Jovem do IBP, apresenta no dia 22 de março, às 17h, a palestra “Transição Energética e Sustentabilidade na Indústria Petrolífera” e no dia 23, às 17h, o minicurso “Você na Transição Energética Internacional”, ambos virtualmente. Ainda no dia 23, quinta-feira, “Desenvolvimento de Carreira no setor de Óleo e Gás” é o tema da palestra de Thaise Temoteo, Analista de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP. No mesmo dia, Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do Instituto, fará a palestra “O contexto atual da petropolítica global e suas perspectivas futuras”.  Detalhes e inscrições aqui.