Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realiza, nos dias 22 e 23 de agosto, a 9ª edição do Rio Automação, evento voltado para exposição de práticas de sucesso da indústria local na área de automação e instrumentação, troca de experiências entre profissionais e expansão da rede de contatos no setor. A edição 2017 oferecerá aos participantes a oportunidade de discutir tendências com reconhecidos especialistas do setor.

“Importantes executivos da indústria de petróleo e gás estarão reunidos no Rio Automação 2017 para discutir os desafios apresentados pelo cenário global e local e teremos a oportunidade de nos aprofundar nas discussões sobre tecnologia e adaptação dos processos produtivos, sobre a chegada da nova força de trabalho – os Milleniums – e as possíveis revoluções na forma de trabalho em um momento que considero estratégico”, afirma Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para América Latina e palestrante do Rio Automação 2017.

Sob o lema “Instrumentação e Automação: promovendo a competitividade e eficiência operacional”, o congresso vai apresentar também as perspectivas mais favoráveis ao segmento de óleo e gás no Brasil, que conta com enorme potencial ainda a ser explorado, demandando uma indústria local eficiente, capaz de empregar tecnologias avançadas de forma competitiva.

“Os sistemas de automação estão cada vez mais orientados para o aumento da produção, redução de custos e visão nas mudanças tecnológicas”, destaca a gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, Melissa Fernandez. Para ela, os temas abordados no Congresso são o reflexo de uma nova realidade da indústria.

“A implantação de soluções IoT se traduzirá em aumento de inteligência ao longo do processo, com a coleta e análise de dados mais granulares e mais precisos, permitindo níveis maiores de automação na tomada de decisão.  A tendência nos mostra dispositivos de campo cada vez mais confiáveis, conectados e com inteligência embarcada configurável demandando menos conhecimento técnico de instalação/programação e mais conhecimento de processos, valorizando a habilidade analítica. O Rio Automação tem o desafio de orientar os passos futuros da indústria de O&G”, complementa Tânia.

Este ano, o Rio Automação será realizado no RB1, na Praça Mauá, paralelamente à O&G TechWeek, evento brasileiro pioneiro promovido pela indústria focando em tecnologia e tendências para o futuro do setor de óleo e gás, que será no Museu do Amanhã, com sinergias previstas entre as duas programações. A programação técnica é elaborada com apoio da Comissão de Instrumentação e Automação do IBP. Entre os palestrantes do congresso, estão confirmados nomes como Claudio Makarovsky, da Siemens, Marcos Peluso, da Emerson, e Ricardo Yogui, da PUC-Rio.

Inscrições

As inscrições para o Rio Automação e para a O&G TechWeek já estão abertas e podem ser feitas pelos respectivos sites.