Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, representado pela Gerência de Certificação, esteve em Porto Alegre, no último dia 19 de outubro, para realização de uma reunião que marcou a retomada das atividades da Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos do Rio Grande do Sul. A Subcomissão reporta suas atividades à Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP, sendo esta uma das mais antigas do Instituto, atuando desde a década de 60.

Abriram o encontro desta Subcomissão Regional, Roberto Odilon Horta (Gerente de Certificação do IBP), Luis Carlos Greggianin (Engenheiro de Inspeção de Equipamentos da Braskem RS) e Milton Mentz (Diretor da MKS – Engenharia da Integridade).

Participaram deste encontro 40 profissionais de empresas como a Petrobras REFAP, Transpetro, BR Distribuidora, Braskem, INNOVA, Refinaria Riograndense, MKS, Sulzer, RS Engenharia, Contratec, Siam Engenharia, RMC, Future Group, ETM, Piemont, Set. Poping, ISO, RS Engenharia e Masera Inspeção.

Nesta reunião de abertura foram realizadas apresentações sobre a importância da contribuição da área de Inspeção de Equipamentos para a Segurança Operacional, o Regimento Interno das Comissões e o Portal das Comissões do IBP, o processo de Certificação de SPIE além de capacitação e aspectos comportamentais de Engenheiros e Técnicos de Inspeção de Equipamentos.

Nesta fase de implantação, foi definida a composição inicial da Subcomissão, tendo como pontos focais Luis Carlos Greggianin (Braskem RS) e Edemir Bressan (Petrobras REFAP). A próxima tarefa do grupo é definir o plano de trabalho para 2018, alinhado ao plano da Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP.

O IBP agradece o apoio e a dedicação dos colegas Greggianin, da Braskem RS, e Bressan, da Petrobras REFAP, que contribuíram decisivamente para esta retomada de atividades da Subcomissão Regional de Inspeção de Equipamentos RS.