Notícias

No dia 30 de novembro de 2017, o IBP, com o apoio da sua Comissão de Inspeção de Equipamentos, realizou, na COPPE/UFRJ, o Fórum Técnico de Deterioração pelo Hidrogênio. O encontro contou com a participação de renomados especialistas no assunto e recebeu 80 (oitenta) participantes, incluindo profissionais de empresas do setor, estudantes e pesquisadores.

A programação técnica do evento abordou os seguintes temas: Danos pelo Hidrogênio, Técnicas Laboratoriais e Simulação Computacional da Interação H-Metal; Danos Assistidos por Hidrogênio em Conectores Rosqueados Submarinos; Danos por Hidrogênio em Aços Duplex e Superduplex; Técnicas para Detecção de Danos pelo Hidrogênio; Norma API RP 941 – Falhas Recentes e suas Consequências no Projeto, Montagem e Inspeção em Serviço de Equipamentos de Processo. Ao final, uma mesa redonda com a participação de todos os palestrantes, debateu os Desafios e Novos Passos na Detecção e Controle de Danos pelo Hidrogênio.

Uma novidade, pioneira nos Fóruns Técnicos do IBP, foi a transmissão ao vivo do evento. Assim, as Subcomissões Regionais de Inspeção de Equipamentos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e da Bahia puderam acompanhar o Fórum à distância.

O IBP agradece o apoio e a parceria de todos os envolvidos, em especial ao colega Carlos Bruno Eckstein, da Comissão de Inspeção de Equipamentos, pela coordenação técnica deste Fórum de Deterioração pelo Hidrogênio.