Notícias

No último dia 14, o IBP realizou, no Rio de Janeiro, por meio da Comissão de Inspeção de Equipamentos e do Grupo Regional de Inspeção de Equipamentos – GRINSP-RJ, o Fórum Técnico de Inspetor de Equipamentos/NR-13. A programação do evento teve a participação de renomados especialistas do segmento e de 100 participantes, incluindo inspetores de equipamentos, profissionais habilitados, gestores e estudantes em busca de atualização e aprofundamento dos assuntos propostos.

A necessidade de qualificação e capacitação mínimas dos inspetores de equipamentos e o reconhecimento formal da atividade deram a tônica do fórum. Foram abordados temas como perfil, competências, habilidades e responsabilidades do inspetor de equipamentos; regulamentos, normas técnicas e certificações aplicáveis; registros e relatórios de inspeção: etapa crítica do processo; inspeção de tubulações: planejamento como palavra-chave; novas guias de inspeção do IBP: vasos de pressão, tubulações e válvulas de segurança.

O encontro contou com as apresentações de Odilon Horta, Gerente de Certificação do IBP, Teófilo de Sousa, Coordenador do Grupo Regional de Inspeção de Equipamentos (GRINSP-RJ), Luiz Carlos Greggianin, Engenheiro de Inspeção de Equipamentos da BRASKEM, Wallace Carmona, Consultor da Universidade Petrobras, Walker Monteiro, Engenheiro de Integridade da BW Offshore, e dos consultores Luiz Moschini, Carlos Cesar Diaz Horta e Victoriano Terciotte.

Em breve, serão disponibilizadas, na página do fórum, as apresentações feitas e um resumo com os principais pontos debatidos.

Saiba mais sobre a área de Certificação do IBP e conheça suas atividades, propostas e iniciativas!