Notícias

Por uma iniciativa de sua Comissão de Dutos, o IBP reuniu, na manhã desta quarta-feira, jovens profissionais para uma imersão no segmento de dutos, a partir da abordagem de conceitos gerais até as formas de prevenção e mitigação de riscos operacionais.

Segundo Marcelino Guedes, chair da Comissão, a intenção é motivar e capacitar jovens interessados em atuar na indústria de petróleo e gás. “Nós, hoje, percebemos que temos uma demanda enorme por profissionais qualificados e precisamos prepará-los para o mercado. Existem áreas em que os jovens podem se tornar especialistas, como inspeção, gerenciamento de integridade, análise de risco, etc.”, ele explicou.

Além de Marcelino, a programação contou com a participação de Paulo Montes, Engenheiro de Equipamentos Sênior na Petrobras, que falou das premissas para a construção e montagem de dutos terrestres; e Mario Pezzi Filho, Consultor, que abordou as especificidades de instalação de dutos submarinos.

Já Mauro Barreto, Diretor da IEC Engenharia, abordou os diferentes tipos de inspeção e monitoramento de dutos; e Ricardo Dias, Consultor Sênior da Transpetro, expôs regulamentos e normas para garantir um programa de integridade adequado. Por fim, Douglas Thiago, Consultor de Risco Operacional e Engenheiro Sênior de Processos da Petrobras, fez uma conceituação sobre riscos operacionais.

Em continuidade à iniciativa, os participantes do curso ainda poderão visitar o Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Petrobras Transportes, para conferir de perto a atividade de operação.

Rio Pipeline 2019

Este e outros assuntos serão abordados em maior profundidade na Rio Pipeline 2019, que ocorre entre 03 e 05 de setembro, no Rio de Janeiro, e que tem chamada de trabalhos aberta até o dia 15 de março. Os papers aprovados irão concorrer a menções honrosas e serão indexados no SCOPUS, o maior banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos.

Além disso, os trabalhos ainda vão concorrer ao “Calgary Award”, entregue à melhor contribuição técnica da conferência, garantindo sua apresentação na International Pipeline Conference (IPC), evento organizado pelo ASME, no Canadá, mediante suporte financeiro do IBP.

Acesse o site da Rio Pipeline site do evento e confira as orientações, o temário e o cronograma para envio de trabalhos.