Notícias

Acreditado pelo Inmetro desde 2002 para a certificação dos Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE) nas empresas, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) abordou o tema em evento realizado em novembro.

O SPIE do Futuro, fórum de debates sobre o processo de certificação de SPIE, reuniu especialistas e representantes de diversos segmentos da indústria, do governo e dos sindicatos. O objetivo era identificar melhorias no atual processo de certificação, que existe há quase 20 anos, bem como apontar novas soluções para alguns segmentos industriais, que ainda não aderiram ao processo SPIE.

O processo de certificação SPIE é voluntário, porém oriundo da Norma Regulamentadora 13 (NR-13), do Ministério do Trabalho, que trata da segurança em vasos de pressão, caldeiras e tubulações. A adesão de uma empresa a este processo eleva o seu patamar de confiabilidade e integridade dos seus equipamentos, aumentando a segurança operacional. Isso se reflete na redução do risco de acidentes, de contaminações ambientais, possibilitando, ainda, maior flexibilidade em paradas de manutenção. As instalações certificadas reduzem o número de partidas e paradas dos equipamentos, além dos gastos com lucros cessantes e descarte de inventários. A certificação de SPIE tem ainda impactos na redução de prêmios de seguro das empresas.

Participaram do evento no IBP empresas de diversos segmentos industriais, tais como petróleo, petroquímica, química, gás, biocombustíveis, papel e celulose, geração de energia, siderurgia e alimentos e bebidas, além de representantes de órgãos e entidades como CNQ/CUT, FUP, Ministério do Trabalho, Inmetro e ANP.