Notícias

Em um momento em que o setor de gás natural ganha fôlego no Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promove, nos dias 25 e 26 de setembro, a 18ª edição do Seminário sobre Gás Natural, no Rio de Janeiro. Dando continuidade à edição do ano passado – quando a criação do programa Gás para Crescer, do Ministério de Minas e Energia (MME), foi anunciada –, o seminário deste ano terá a presença do secretário de petróleo e gás do MME, Márcio Félix, para comentar os principais resultados alcançados pelo programa que visa rever as regulações do setor de gás para a entrada de novos agentes.

Com patrocínio master da Petrobras, o seminário terá uma programação baseada nos oito temas principais dos comitês estabelecidos para o desenvolvimento do Gás para Crescer, o evento terá painéis com participação de nomes que atuaram diretamente no programa e especialistas internacionais capazes de compartilhar experiências e benchmark do mercado europeu. Além disso, serão debatidos os custos do gás no pré-sal e o tema tributação, que entre pela primeira vez no programa e ganha um painel específico.

“Fontes de energia como a hidrelétrica, a eólica e a solar são importantes para a diversificação da matriz energética brasileira, mas são sazonais. É preciso investir em uma fonte que garanta a regularidade da energia e o gás é uma alternativa interessante nesse sentido”, afirma o Secretário Executivo de Gás Natural do IBP, Luiz Costamilan. “Atualmente o gás tem grande relevância estratégica no cenário energético mundial e, no Brasil, atravessamos um momento ainda mais importante com o projeto de grande fôlego que é o Gás Para Crescer. Essas iniciativas têm contribuição decisiva para atingir o mercado de gás natural que desejamos”, complementa.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site. O evento é patrocinado também pela Faveret Lampert, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr e Quiroga Advogados, Repsol-Sinopec, Statoil, Shell e TBG, e tem apoio institucional da Brazil-U.S Business Council.

“A 18ª edição do Seminário sobre Gás Natural será uma oportunidade única para discutir com os principais stakeholders da indústria brasileira de gás as novas perspectivas, desafios e oportunidades do setor, podendo ampliar o desenvolvimento de negócios em tempos de crise”, diz Costamilan.