Notícias

Em homenagem à data comemorativa estipulada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como Dia da Inovação, 19 de outubro, o IBP preparou uma série de ações para destacar a relevância da área de Tecnologia e Inovação no setor de óleo e gás. A agenda será composta por webinars e conteúdos que abordam desde Transformação Digital & Automação até Convergência OT&IT e Segurança Cibernética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

No dia 18, às 10h30, o IBP se junta ao Consulado de Israel para falar sobre inovação e startups no webinar “Digital Transformation & Automation in Oil & Gas”. O evento contará com um “Pitch de Startups” israelense mostrando tecnologias de automação e instrumentação e segurança cibernética. A transmissão será em inglês.

No dia 19, às 11h, o Instituto lança com a Fundação Dom Cabral (FDC) o “Estudo sobre Inovação em O&G brasileiro”, que traz um diagnóstico setorial sobre cultura e gestão de inovação, dentro da série Diálogos da Rio Oil & Gas. Com a moderação de Cristina Pinho, Diretora Executiva Corporativa do IBP, a programação contará com Hugo Ferreira, mestre na FDC; Patricia Grabowsky, Gerente de Inovação da Ocyan; e Dário Derenzi, Digital Excellence Manager da Equinor.

No dia seguinte, a partir das 18h, a cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na indústria de O&G, as novidades no regulamento, os projetos de destaque e suas perspectivas serão o destaque da Rodatech, que sempre traz um convidado para ser entrevistado por um time de debatedores. Desta vez, Alfredo Renault, Superintendente de PD&I da ANP, vai conversar com Isabela Brito, Coordenadora de Projetos na Petrobras; Ricardo Marquini, Líder de Parcerias em P&D da TotalEnergies; e Guilherme Pinto, Gerente de Tecnologia na SBM Offshore.

Já no dia 21, o debate será sobre Convergência OT&IT na indústria de O&G com Victor Venâncio, Head de Transformação Digital para Latam no IHM Stefanini Group; Sergei Beserra, Diretor de Negócios para Oil & Gas da Gartner; Kleyson Teixeira, Engenheiro de automação na FCC; e Diogo Machado, Gerente de TI na Petrobras. Eles falarão sobre as motivações para a construção de um guia pelo grupo de trabalho do IBP para entendimento e aplicação do processo de transformação digital em organizações de diversos segmentos industriais no contexto da convergência OT & IT.

Para fechar as comemorações do Mês da Inovação no IBP, a agenda contará com o “Fórum de Segurança Cibernética”, nos dias 27 e 28, entre 14h e 16h30. Os painéis trarão o contexto mundial do segmento de segurança cibernética dentro do setor de O&G e apresentarão as perspectivas dos fornecedores e dos operadores, bem como os próximos passos no tema. Estão confirmados nomes como Marcia Tosta, Gerente Executiva Senior TI, Petrobras; Claudio Makarovsky, Diretor para Indústrias de Energia da Microsoft; Renato Clark, Membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados(CNPD) da Presidência da República.