Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), representado pela área de Normalização, participou, entre os dias 24 e 28 de junho, da reunião da ASTM Committee – D02 on Petroleum Products and Lubricants, evento que reúne profissionais da indústria de petróleo e gás para discutir normas, classificações e terminologias para derivados de petróleo, lubrificantes e combustíveis.

Com a participação de, aproximadamente, 1.000 membros, o encontro, que acontece duas vezes ao ano nos Estados Unidos, promove a sinergia entre diversas instituições internacionais da indústria, por meio da discussão de boas práticas de aplicação de ferramentas de normalização e métodos de funcionamento.

 

Sobre a ASTM

A ASTM (American Society for Testing and Materials) é um organismo de normalização que desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. O Comitê D02 é responsável pelo estabelecimento de normas, especificações, métodos de ensaio e classificações para derivados de petróleo, lubrificantes e combustíveis.

 

Normalização

O IBP atua em normalização desde 1958, tendo sido credenciada como Organismo de Normalização Setorial de Petróleo (ABNT/ONS-034) pela ABNT em 1998. Até hoje, a área de normalização já elaborou cerca de 730 documentos, estando vigentes atualmente, após seus processos de revisão, 270 Normas para atender aos diversos segmentos da cadeia do petróleo.

Para entender um pouco mais sobre a área, assista ao vídeo abaixo:

 

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.