Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) lançou, em maio, o “Guia de Convergência OT-IT”, que tem o objetivo de ser um norteador para implementação da integração entre Tecnologia Operacional (OT) e Tecnologia da Informação (IT) no contexto da transformação digital. O material foi elaborado pelo grupo de trabalho de Convergência OT-IT do IBP, contando com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Guia

A publicação explica terminologias, esquematiza a estratégia por trás da integração, se aprofunda na convergência OT-IT no contexto da transformação digital e explica o framework de execução da transformação digital, além de trazer outros detalhes sobre a arquitetura integrada.

Sob a liderança do IBP, o material foi elaborado conjuntamente por mais de 100 profissionais da área industrial e corporativa, representando mais de 70 empresas, consultorias, instituições de pesquisa, academia e indústrias.

Convergência OT-IT

A estratégia de transformação digital numa organização de base industrial começa pela integração de dados dos sistemas existentes no back, middle e front offices, respectivamente, área industrial, corporativo e comercial das empresas.

Esses sistemas estão presentes na área industrial, onde são chamados de sistemas de Operational Technologies (OT). Já na corporativa, recebem o nome de Information Technologies (IT). A convergência OT-IT visa justamente integrar esses dados que estão dispersos pela organização, para que sejam usados estrategicamente e gerem valor para o negócio através de novos modelos de negócios ou novas fontes de receitas, transformando a organização efetivamente.

Num contexto em que os dados são a base para o desenho das estratégias de geração de valor e criação de vantagens competitivas sustentáveis, ter uma gestão dos dados das camadas OT e IT, de forma integrada e orientada ao negócio da empresa, se torna imprescindível, sendo, portanto, a convergência OT-IT o primeiro passo para a execução da transformação digital em organizações de base industrial.

O GT de Convergência OT-IT

Um dos oito grupos de trabalhos ligados à Comissão de Tecnologia e Inovação do IBP, o GT de Convergência OT-IT reúne profissionais atuantes em OT e IT das empresas associadas do Instituto para debater as lacunas que impedem o uso estratégico dos dados nas organizações de base industrial, servindo de referência não somente para empresas do setor de óleo e gás, mas para todos segmentos de mercado que possuem ativos industriais.

Eles buscam, assim, desenhar recomendações para a implementação de estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para realizar, de fato, a transformação digital.  Um assunto de extrema importância para manter a competitividade das empresas e do Brasil.

Acesse aqui o “Guia de Convergência OT-IT”.