Notícias

Já está disponível para download o Highlights IBP | PDE 2031, que traz uma visão da equipe de Análise Econômica do IBP sobre principais destaques do Plano Decenal de Expansão 2031, que foi produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e indica as perspectivas da expansão do setor de energia para os próximos 10 anos (2022 a 2031) dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos.

O material sintetiza e analisa, com ajuda de gráficos e projeções, os pontos mais relevantes do plano sobre macro temas como a produção de petróleo, o consumo de derivados, oferta e demanda de gás natural, biocombustíveis e transição energética.

Confira aqui o documento disponível no Observatório do Setor.

Sobre o Observatório do Setor

O Observatório do Setor tem o objetivo de reunir, em um só lugar, análise e inteligência de dados da indústria de óleo e gás, de forma gráfica, objetiva e didática. O Snapshots são painéis gráficos sobre diferentes temas do setor, priorizando a didática e a acessibilidade para facilitar a interpretação. Já as Análises reúnem materiais mais aprofundados como artigos e publicações diversas. Enquanto o Monitor, atualizado periodicamente com informações do mercado, reúne por categoria dados como quantidade mensal de produção de barris, capacidade de refino, variação do preço dos barris Brent e WTI, entre outros.

O Observatório também oferece aos usuários recursos como projeções, mapas mentais e infográficos, indicadores, além de mapas interativos sobre a tributação no mercado de combustíveis e gás natural, e compilação de dados do setor.