Notícias

Tecnologia, gás natural, inspeção, automação, compliance e dutos. Esses são apenas alguns dos temas contemplados pelo calendário de eventos do IBP, que, em 2019, traz uma programação intensa para abranger todas as pontas da cadeia de petróleo e gás.

O calendário estreia com a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos – COTEQ 2019, de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro. Organizada pelo IBP, em parceria com ABENDI, ABRACO e ABCM, o evento é referência nas discussões sobre integridade de equipamentos e traz uma programação abrangente sobre as últimas tecnologias voltadas para maior segurança e eficiência operacionais.

Com um congresso e uma ilha de exposição ocorrendo paralelamente à COTEQ, entre 27 e 29 de maio, o Rio Automação vai discutir como a instrumentação e a automação ajudam empresas a aumentarem a competitividade no atual cenário de transformação digital, que já é realidade no setor.

Já em junho, de 25 a 28, em Macaé, a Brasil Offshore chega à sua edição comemorativa de 20 anos marcada pelo reaquecimento do setor e pelas projeções positivas dos últimos leilões. O evento é o primeiro do calendário de negócios para operadores, integradores e fornecedores, em especial das empresas que atuam na Bacia de Campos. A programação contará ainda com uma exposição voltada para novas tecnologias e soluções para toda a cadeia de exploração e produção.

No dia 20 de agosto, o workshop “Competitividade dos Projetos Offshore no Brasil” vai discutir os novos caminhos para a indústria de óleo e gás em meio às recentes mudanças estruturais. O objetivo do encontro é apresentar, por meio de palestras ministradas por importantes executivos, possíveis soluções para os desafios em projetos offshore no Brasil. Além disso, o evento representa uma oportunidade para os principais gestores do setor petrolífero brasileiro debaterem como as  mudanças no cenário global podem impactar o mercado interno.

Ainda em agosto, entre os dias 26 e 29, a Oil & Gas TechWeek apresentará, em sua 4ª edição, os desafios da indústria frente à oferta de tecnologias, inovações e tendências desse novo mundo que vivencia a transformação digital. Com o lema “Os impactos da Tecnologia Digital no Futuro da Indústria de O&G”, o evento tem como objetivo ser o principal fórum de discussão sobre esses impactos no setor de O&G. A programação ainda inclui hackathons, exposição e pitchs de startups, além de uma novidade: a parceria do Conselho Mundial de Petróleo (WPC) com a realização do Expert Workshop.

O segmento de dutos, de uma ponta a outra, será o foco da Rio Pipeline, de 03 a 05 de setembro, também no Rio. Sob o lema “conectando energia com pessoas”, o congresso vai debater os avanços tecnológicos e as mudanças no mercado, tanto doméstico quanto internacional, além de focar na construção de um canal de comunicação e uma relação de confiança entre a indústria e a sociedade, explicitando benefícios e a importância dessa atividade para o desenvolvimento do país.

Organizado pela Offshore Technology Conference (OTC) e pelo IBP, a 5ª edição da OTC Brasil buscará, entre 29 e 31 de outubro, “consolidar as atividades em águas profundas para o futuro”, com um programa técnico voltado para licenciamento ambiental para projetos offshore, perspectivas dos cenários de preço do petróleo e o que elas significam para o Brasil.

Outras iniciativas que também já estão previstas são o 3º Oil & Gas Regulation – International Benchmark Forum, que vai reunir alguns dos maiores produtores da indústria de petróleo e gás para discutir o cenário regulatório do setor e trocar experiências de práticas em outros países produtores; o 19ª Seminário sobre Gás Natural, com uma visão completa das perspectivas de mercado, desafios e oportunidades do setor de gás natural; e mais uma edição do Oil, Gas & Compliance Forum para debater os principais temas e desafios ligados à integridade corporativa.

Chamada de Trabalhos

Está aberta a chamada de trabalho para a COTEQ, o Rio Automação e a Rio Pipeline. Os trabalhos finais serão publicados na biblioteca online do IBP, com registro ISSN, e em bibliotecas de universidades e empresas parceiras, podendo ainda ser publicados em revistas de bases indexadas. Confira, a seguir, os prazos para envio das sinopses:

COTEQ 2019 – 11/01/2019

Rio Automação 2019 – 25/01/2019

Rio Pipeline 2019 – 25/01/2019

Veja o calendário completo dos eventos 2019.