Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) presta homenagem ao engenheiro Carlos Alberto Mendes Bezerra, responsável por diversos avanços e conquistas para o setor de normalização do instituto. Mendes, como era conhecido, faleceu no dia 3 de janeiro deste ano.

Com a liderança marcada pelo processo de credenciamento do IBP como Organismo de Normalização Setorial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/ONS-34), o engenheiro Carlos Alberto Mendes Bezerra dirigiu a área de normalização do instituto de 1997 até 2006.

Em sua gestão, foram criadas as comissões de estudo de Asfalto, Combustíveis e Produtos Especiais, Lubrificantes, Distribuição e Armazenamento de Combustíveis e Sistemas de Transportes de Petróleo e Derivados, que elaboraram normas de classificação, especificação, método de ensaio, procedimento e projetos.

Um dos últimos marcos de sua passagem pelo instituto foi a escolha do IBP, em 2006, como representante do Brasil no ISO TC 28 Petroleum Products, da International Organization for Standardization (ISO).

Conheça mais sobre a área de Normalização, seu histórico e principais atividades.