Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) já está recebendo trabalhos técnicos para alguns dos principais eventos de 2019.  Os interessados em divulgar pesquisas, cases e projetos recentes para OTC Brasil, COTEQ, Rio Automação e Rio Pipeline devem se ater ao temário e ao prazo de envio de cada cronograma, podendo concorrer a prêmios e menções honrosas. Os autores também poderão concorrer ao prêmio Plínio Cantanhede, que será concedido ao melhor trabalho apresentado em um evento do IBP no período julho de 2018 a junho de 2020. Os trabalhos finais farão parte do acervo da biblioteca online do IBP, com registro ISSN, e ainda poderão ser publicados em bibliotecas de universidades e empresas parceiras, além de revistas indexadas.

Rio Pipeline

Com o lema “Connecting energy with people”, a edição deste ano da Rio Pipeline traz uma proposta diferenciada de humanizar a indústria de dutos, fomentando e tornando natural a comunicação do segmento com a sociedade, A intenção é criar uma relação de confiança e promover a proteção dessas instalações, destacando os benefícios deste importante modal de transporte para o desenvolvimento dos países. Para tanto, as discussões vão girar em torno de temas como melhoria da eficiência, qualidade e segurança, promovendo a troca de experiências e a difusão de boas práticas da atividade.

O evento acontece de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Os trabalhos podem ser enviados até 22 de fevereiro e vão concorrer ao “Calgary Award”, entregue à melhor contribuição técnica da Rio Pipeline, cuja apresentação estará garantida na International Pipeline Conference, evento organizado pelo ASME, no Canadá, mediante suporte financeiro do IBP.

Além disso, os projetos finais apresentados no evento vão pleitear menções honrosas e serão indexados no SCOPUS, o maior banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos. A plataforma abrange cerca de 19.500 mil títulos de mais de 5 mil editoras internacionais, incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico, e de ciências médicas e sociais.

Acesse o site do evento e confira os materiais para envio dos trabalhos, o temário e o cronograma do processo de inscrição.

COTEQ

Até o dia 22 de fevereiro, os interessados em contribuir para os avanços tecnológicos e desenvolvimento da indústria de equipamentos poderão enviar seus trabalhos técnicos (3 a 10 páginas) para a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ). Os materiais necessários para envio dos projetos, bem como o cronograma e o temário, já estão disponíveis no site do evento.

Os trabalhos poderão concorrer ao Prêmio COTEQ e a menções honrosas, que são entregues aos autores dos melhores trabalhos técnicos em apresentação oral, para incentivar a publicação de pesquisas de reconhecida relevância em relação ao conteúdo técnico e inovação tecnológica.

O evento, que será realizado entre 27 e 30 de maio, no Rio de Janeiro, é referência na difusão de técnicas e de boas práticas na área de integridade de equipamentos e reúne, em um só lugar, diversos setores industriais, como Petróleo/Petroquímica, Geração de Energia, Siderurgia, Nuclear, Aeronáutico, Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas, Academia e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

Rio Automação

Paralelamente à COTEQ será realizada a 10ª edição do Congresso Rio Automação, que tem o objetivo de discutir como a instrumentação e automação ajudam a aumentar a competitividade do setor de O&G em um cenário da transformação digital. Também até o dia 22 de fevereiro, os interessados deverão enviar seus trabalhos completos para avaliação do Comitê Técnico do evento. Os candidatos têm a oportunidade de compartilhar conhecimento e práticas que contribuirão diretamente para o ganho de eficiência no dia a dia da indústria.

Os trabalhos devem conter uma contribuição técnica relevante e de interesse para a indústria e não deverão conter qualquer tipo de material comercial e/ou publicitário. As regras para envio e apresentação dos projetos, o material completo de autor, o cronograma e o temário podem ser acessados na Área do Autor, no site do Rio Automação.

 OTC Brasil

Profissionais e estudantes têm até o dia 12 de março para submeter seus trabalhos técnicos para a OTC Brasil, a mais importante conferência do segmento offshore no país. Organizado pela Offshore Technology Conference (OTC) e pelo IBP, o evento ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro de 2019, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Entre os tópicos a serem discutidos na conferência estão licenciamento ambiental para projetos offshore, perspectivas dos cenários de preço do petróleo e o que eles significam para o país.

Os trabalhos escolhidos serão apresentados na conferência e inclusos na OnePetro, biblioteca de literatura técnica para a área de exploração e produção (E&P) da indústria de óleo e gás. Em 2017, o congresso selecionou 150 trabalhos técnicos de 19 países, sendo 110 apenas do Brasil.