Notícias

Realizado no último dia 7 de outubro, o Backstage Rio Oil & Gas, uma parceria entre o IBP e a agência epbr, contou com a presença de Juliano Dantas, chair do Comitê Técnico da Rio Oil & Gas 2022, Francielle Carvalho e Josué Eduardo Maia Franca, autores de trabalhos técnicos apresentados na última edição da Rio Oil & Gas.

O evento dá início à programação da edição 2022 batendo recordes no envio de trabalhos, segundo Juliano. Durante a live especial, comandada pelo editor-chefe da agência epbr, Felipe Maciel, o chair do Comitê Técnico compartilhou em primeira mão a notícia de prorrogação do prazo para o envio de trabalhos técnicos. Os interessados podem submeter seus trabalhos até dia 07 de novembro.

“O Comitê Técnico preparou um temário muito rico, estamos vendo muitas coisas acontecerem local e globalmente, uma série de oportunidades, oportunidades essa que irão exigir que nós como indústria estejamos integrados.” afirma Juliano.

Os trabalhos podem ser submetidos em quatro eixos temáticos: Upstream, Midstream & Downstream, Gás Natural & Energia e a Indústria do Futuro. Este último eixo é a grande novidade da edição 2022 do congresso e aposta na apresentação de trabalhos, além de cases. Será possível, ainda, marcar o trabalho com um dos conteúdos transversais: ESG, Transição Energética e Transformação Digital, integrando e multiplicando as possibilidades.

A autora Francielle Carvalho compartilhou sua experiência como participante do Congresso e destacou a visibilidade que a iniciativa traz para os autores. Entre as dicas compartilhadas, Francielle sugeriu a divisão de uma pesquisa maior em pequenos blocos que podem ser inscritos em um dos eixos temáticos disponíveis.

Já o autor Josué Eduardo Maia Franca destacou a tradição e o prestígio do evento, além das conexões e troca de experiências durante a feira. A integração entre a comunidade cientifica internacional também foi reconhecida. Os trabalhos técnicos apresentados no congresso serão publicados na biblioteca do IBP, com registro ISSN e DOI, podendo ainda ser indexados em bases científicas internacionais.

Os autores também concorrem ao prêmio Plínio Cantanhede, entregue ao melhor trabalho técnico e a menções honrosas.

Segundo Juliano Dantas, entre as expectativas do Comitê está a submissão de trabalhos sobre descarbonização associada às operações de Exploração e Produção (E&P), o transporte de gás natural, a integração entre os mercados de gás natural e energia, a transformação digital a partir de casos reais para aplicação na indústria de óleo e gás, cyber security e digitalização, machine learning e inteligência artificial, user interface (UI) e user experience (UX).

Assista à live completa:

Os interessados em submeter um trabalho para o congresso da Rio Oil & Gas 2022 podem se inscrever aqui.