Notícias

Após o sucesso da Rio Oil & Gas – que voltou, em 2022, ao formato presencial -, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) liberou a programação dos grandes eventos do setor para 2023, que conta ainda com uma novidade voltada para a agenda ESG.

O primeiro grande evento é o Seminário de Gás Natural, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Organizado a cada dois anos, ele chega à sua 20ª edição consolidado como um dos mais relevantes fóruns para debates sobre os temas prioritários na agenda do setor de gás natural no Brasil.

Em sua última edição presencial, em 2019, reuniu autoridades governamentais, associações e especialistas para debater a abertura do mercado de transporte e distribuição do gás. Saiba mais aqui.

Já entre os dias 20 e 22 de junho, o IBP promove a primeira edição do ESG Energy Forum, no mesmo local. Desdobramento da Arena ESG, uma das novidades da Rio Oil & Gas 2022, a iniciativa se propõe a ser o principal fórum de discussões do segmento de energia para a agenda ESG, trazendo os principais atores e as discussões mais relevantes e deixando um legado de evolução e mudança cultural no setor.

Rio de Janeiro como centro de discussões internacionais

No 2º semestre, o Rio de Janeiro voltará a ser o centro de discussões internacionais. Entre 8 e 10 de agosto, a cidade receberá a Rio Pipeline 2023, maior encontro da comunidade internacional de dutos no Brasil, no Expomag, com o lema “Conhecimento e energia para um novo mercado”.

O evento está com chamada de trabalho aberta até o dia 28 de fevereiro, com um processo composto por uma única fase, na qual os autores deverão enviar o texto completo. O temário do congresso será divido em temáticas técnicas e estratégicas, com a inclusão de tópicos como ESG, transição energética, ambiente de negócios e capital humano.

Uma das maiores iniciativas voltadas para o segmento offshore no mundo, a OTC Brasil 2023 também está recebendo trabalhos técnicos para seu congresso até o dia 07 de março. O programa técnico contempla temas como Captura de Carbono, Utilização e Armazenamento, desenvolvimento do pré-sal, automação, descomissionamento, transformação digital, tecnologias digitais, gestão de dados, transição energética, energia renovável e sustentabilidade.

Organizado pelo IBP e pela Offshore Technology Conference (OTC), o evento será realizado entre 24 e 26 de outubro, no Expomag.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail eventos@ibp.org.br.