Notícias

Com coordenação acadêmica do diretor de Governança da Petrobras, curso focará em práticas de integridade e combate à corrupção

 

O IBP deu início nessa semana a 5ª turma de formação em compliance para o setor de energia. Com coordenação acadêmica de Rafael Mendes Gomes, atual diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, o curso tem abordagem prática e dinâmica e, por meio de aulas teóricas, cases globais de corrupção e atividades práticas, pretende habilitar profissionais aplanejar e aplicar programas de integridade com práticas eficazes de combate à corrupção para setor de O&G.

“O principal enfoque do curso é oferecer as ferramentas necessárias para o profissional que vai desenhar e implementar um Programa de Compliance, resolver os problemas práticos do dia a dia, além da realização de atividades práticas e estudo de casos atuais”, afirma Mauricio Bove, Gerente Jurídico do IBP.

Muitas empresas têm priorizado investimentos em programas de compliance, especialmente após a entrada em vigor, em 2014, da Lei Anticorrupção, que estabelece critérios rigorosos para a responsabilização de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos à administração pública, nacional e estrangeira. Nesse sentido, as aulas vão abordar também o histórico da legislação internacional anticorrupção – base para o desenvolvimento da legislação nacional – e as peculiaridades e desafios do setor de óleo e gás para a adoção de práticas eficazes no combate à corrupção.

Os interessados no tema, podem se cadastrar no site do IBP para ter acesso exclusivo a uma prévia do programa, recebendo a aula introdutória do curso de formação em Compliance Anticorrupção para o Setor de Energia.