Notícias

Na segunda-feira, 31/07, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) assinou convênio com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a Junior Achievement para a realização do Trilha Empreendedora. Nos próximos seis meses deste ano, o programa terá o apoio de 11 empresas associadas ao IBP (Aker Solutions, BP, Chevron, QGEP, Ipiranga, Odebrecht Óleo e Gás, Repsol Sinopec, Shell, Supergasbras, Statoil e Wilson Sons), que já possuem 83 voluntários inscritos para a primeira ação social conjunta do setor.

“Para nós do IBP é uma alegria e uma oportunidade se engajar em uma atividade como essa. Entendemos que investir nos jovens para atuarem em qualquer indústria que seja é a saída para o momento que vivemos no País”, disse Jorge Camargo, presidente do IBP. “Mais do que trazer retorno aos acionistas, a indústria de petróleo e gás é um terreno fértil para os jovens”, complementou.

O Trilha Empreendedora visa a capacitação dos voluntários que darão aulas de empreendedorismo e passarão sua experiência profissional para aproximadamente mil alunos do ensino médio em 11 escolas da rede pública, com idades entre 15 e 17 anos, que fazem parte do PROEMI – Programa do Ensino Médio Inovador. O objetivo é mostrar para esses alunos a importância dos estudos na formação profissional e obtenção de emprego em grandes empresas.

“O Trilha Empreendedora significa que o mesmo grupo de jovens será impactado por mais de um programa por vez. Nos próximos seis meses serão dois: As Vantagens de Permanecer na Escola e Economia Pessoa. A partir do ano que vem, a expectativa é que sejam cinco programas simultâneos, impactando 4 mil jovens de 35 escolas. Além de pioneiro, isso aumenta impacto na vida desses jovens. A gente ganha por um Brasil melhor. A assinatura desse convênio é só o começo de um longo e belo trabalho”, afirmou Mariana Carvalho, presidente da Junior Achievement.

Durante o evento foram abordados ainda os benefícios do voluntariado a partir da troca de experiências. “O setor de petróleo ganha muito com o voluntariado ao formar profissionais melhores, com maior capacidade de comunicação. O trabalho com a Junior Achievement, potencializado pelos voluntários, pelo IBP e pelas empresas parceiras, vai disseminar o conceito do empreendedorismo para locais carentes e distantes da capital como Paciência, Vila Kenedy e Acari”, explicou Wagner Victer, secretário de educação do Rio de Janeiro.

As 11 escolas beneficiadas ainda este ano estão localizadas em Tomás Coelho, Acari, Irajá, Maria da Graça, Paciência, Vila Kenedy, Padre Miguel, Inhoaíba, Leblon e São Conrado. A Junior Achievement está no Brasil há 34 anos e hoje atua em todos os estados do País, tendo atendido mais de 4 milhões de estudantes . No Rio de Janeiro, a organização está presente há 18 anos.

Confira as fotos da cerimônia de assinatura do convênio:

chevron-right chevron-left