Notícias

Desde a sua fundação em 21 de novembro de 1957, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, carrega a missão de promover o desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, visando uma indústria competitiva, ética e socialmente responsável.

Ao longo desses anos, o instituto construiu um ambiente aberto e democrático, guiado pelo respeito a opiniões divergentes e pela busca do equilíbrio de interesses; um espaço para a disseminação de conhecimento técnico, intercâmbio de experiências e ações que promovem as melhores práticas no setor de óleo e gás.

A origem do IBP está ligada ao conhecimento. Reunir experts das mais diversas áreas e segmentos e contribuir para o cultivo, crescimento e preservação do conhecimento é papel das comissões técnicas e setoriais do IBP. O conhecimento gerado dentro das comissões acumula informações, antecipam tendências e disseminam boas práticas que tanto contribuem para o aprimoramento técnico dos profissionais e para a melhoria do nosso ambiente regulatório e tecnológico.

O diferencial das atividades realizadas pelas atuais 37 comissões do IBP está baseado na composição de esforços, fruto de um trabalho compartilhado, de longa data, em prol do desenvolvimento do setor. A transversalidade dos grupos possibilita também a geração de produtos e serviços, através de debates voltados para a qualidade, tecnologia, regulação, entre outros assuntos.

Nos últimos dois anos, a retomada dos leilões de blocos exploratórios e a oferta permanente de áreas, associadas a medidas que ajudaram a abrir o marco regulatório para fomentar a atração de investimentos, consolidaram a transformação recente da indústria de óleo e gás no Brasil e abrem uma janela de oportunidade importante para a geração de riquezas, empregos, tributos e renda, além de estimular a inovação e a competitividade.

 

Os participantes da indústria

O IBP, como a Casa da Nossa Indústria, trabalha para reunir os diferentes players do setor de óleo e gás, atuando para congregar interesses, disseminar conhecimento técnico e boas práticas, e mostrar a potencialidade de uma das indústrias que mais contribui para o fortalecimento da economia do Brasil.

Junto com suas mais de 200 empresas e 120 profissionais associados, a instituição constrói, diariamente, um ambiente de troca de conhecimento e expertise, contribuindo para ampliar as oportunidades de negócios e o engajamento entre diversos stakeholders.

Conheça mais sobre as atividades do IBP e consulte o nosso calendário dos próximos eventos e cursos.