Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) assinou, na tarde da última quinta-feira (29), durante a Rio Oil & Gas, um protocolo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Energia Eólica, para troca de conhecimento, desenvolvimento de cursos, advocacy e outras atividades em conjunto. O protocolo é resultado de um Grupo de Trabalho formado por importantes players de ambos os setores e representa um movimento inédito de alinhamento institucional na agenda da descarbonização e transição energética. 

“A força da indústria de Óleo e Gás – que é quem faz esses grandes investimentos, quem tem expertise em tecnologia, infraestrutura, capacidade de gerenciamento de grandes projetos, instalações submarinas – seja alavancada para o setor de eólicas offshore”, afirmou Fernanda Delgado, diretora Executiva Corporativa do IBP. 

Fundada em 2002, a ABEEólica é uma instituição sem fins lucrativos que representa mais de 100 empresas de toda cadeia produtiva do segmento. Para a presidente da associação, Elbia Gannoum, o documento assinado hoje formaliza a sinergia com o setor de O&G e deve estimular a inovação. 

“Vamos para a indústria de energia, aproveitar os recursos naturais tanto no setor de energias renováveis como no setor de hidrocarbonetos, desenvolver tecnologias e fazer a transição energética juntos”, disse Gannoum.