Notícias

O IBP é um dos apoiadores do “Explana GMASP”, projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica e profissionais do setor de energia elétrica para discutir temas relevantes na atualidade, por meio de lives mensais.

O encontro de maio será realizado amanhã, dia 05, às 17h30, no  YouTube, e vai tratar do planejamento de sistemas subterrâneos de distribuição de energia elétrica. O debate contará com a participação de Roberto Pressi, gerente de engenharia RS na CPFL Energia, e Maicon Ramos, docente na Escola de Engenharia da UFRGS e coordenador do “Explana GMASP”.

A aproximação de profissionais do setor com o meio acadêmico permite que a comunidade – principalmente estudantes e professores – possa interagir com aqueles que estão na ponta do processo vivenciando as mudanças na prática, considerando temas como smart grids, mercado de energia, integração de fontes renováveis e armazenamento de energia, entre outros.

Os próximos eventos estão previstos para acontecer por volta do dia 25 de cada mês. Seguem os próximos temas previstos*:

Maio: HVDC: subestações de alta e ultra-alta tensão em CC

Junho: Geração de energia com resíduos sólidos urbanos

Julho: Mobilidade elétrica

Agosto: Engenharia e Direito: novas possibilidades profissionais

Setembro: Saúde mental na engenharia

Outubro: Segurança e eletricidade (sobre NR10 e ABNT NBR 16384)

Novembro: Tarifa branca, mercado pré-pago de energia

Dezembro:  Energia elétrica no agronegócio

Os debates serão transmitidos pelo canal no YouTube do GMASP UFRGS.

*Programação sujeita a alterações