Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) está com inscrições abertas para duas turmas do curso de Compliance e Anticorrupção para o Setor de Energia, módulos básico e avançado.

As aulas do módulo básico começam no dia 25 de abril e seguem até o dia 1º de junho. Já as do avançado vão de 26 de abril até 14 de junho. As cargas horárias são de 36 horas e 28 horas, respectivamente. Os preços das inscrições variam de R$ 2 mil a R$ 2,8 mil, a depender do tipo de curso. Associados do IBP têm desconto.

O investimento em programas de compliance tem sido uma das prioridades de muitas empresas, especialmente após a promulgação da Lei Anticorrupção (lei 12.846/2013), em 2014. A lei dispõe sobre a responsabilização de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

De acordo com o gerente jurídico do IBP, Mauricio Bove, a programação tem abordagem prática e dinâmica, com a exposição de ferramentas para que o profissional da área esteja apto para definir, planejar e aplicar os programas de compliance nas empresas. Ele ressalta que o corpo docente é formado por especialistas de renome na área jurídica e de compliance, que apresentarão cases globais de corrupção.

“Está área ganhou importância nas empresas brasileiras de óleo e gás devido à crise institucional e ética que acompanhamos após a Operação Lava-Jato. Em paralelo a isso, o mercado é carente de profissionais que entendam de compliance e que tenham alguma experiência prática. Por isso, esse curso é essencial para quem quer atuar nesta área”, afirma.