Notícias

Em um debate mais amplo, Coteq 2019 e Rio Automação têm programações voltadas para diferentes segmentos industriais

 

De olho nos avanços tecnológicos da indústria, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promoverá a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq) e o Rio Automação paralelamente, no Rio de Janeiro. Os eventos terão foco na integridade de equipamentos e segurança operacional e na automação e instrumentação, respectivamente.

 

Coteq

O aprimoramento da atual tecnologia de equipamentos e a implementação de novas ferramentas de avaliação e análise representam um desafio crescente ao setor industrial, seja pela contínua demanda por maior eficiência e disponibilidade das instalações, seja pela necessidade de unir produção e preservação da segurança e do meio ambiente. Nesse contexto, a Coteq 2019 se propõe a reunir, em um grande guarda-chuva, temas de alta relevância para o presente e futuro da indústria brasileira em um amplo encontro para atualização técnica, além de estimular o intercâmbio entre pesquisadores, empresas, governo e demais entidades.

“A Coteq vai muito além do setor de petróleo e gás. É referência para diversos segmentos industriais, criando um espaço de diálogo e de inovação desde o setor nuclear ao aeronáutico”, afirma Odilon Horta, gerente de certificação do IBP. “Os debates técnicos, as novas metodologias voltadas para integridade de equipamentos, a exposição de tecnologia de ponta e o networking com nomes de peso do mercado criam as oportunidades ideais para quem quiser aprender e se aperfeiçoar na área”, complementa.

A 15ª edição da Coteq terá uma programação voltada para a eficiência operacional das instalações industriais, com 20 sessões especiais, dez minicursos e três sessões plenárias. Entre as sessões especiais, serão discutidos temas como integridade de equipamentos na visão de segurança de processos, inspeção em tanques de armazenamento, reparos e alterações em vasos de pressão e caldeiras, inspeção de materiais compósitos e pesquisa & desenvolvimento em equipamentos industriais.

A conferência terá a participação de nomes como Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletronuclear, Claudio Makarovsky, head de Oil & Gas da Siemens e presidente da ABSPETRO, e Tânia Cosentino, general manager da Microsoft Brasil.

 

Rio Automação

Com o foco na contribuição da instrumentação e da automação para o aumento da competitividade da indústria de petróleo e gás, o congresso Rio Automação reunirá importantes especialistas para apresentar o que há de mais recente e inovador no setor.

“Ao longo dos dois dias de programação, os painéis mostrarão como a instrumentação e automação são vitais para obtenção de vantagens competitivas pelas empresas, seja por meio de redução de custos ou pela diferenciação de seus produtos e processos. Além disso, teremos um momento especial para discutir com empresas líderes do setor qual o perfil demandado para contratação, no contexto da indústria 4.0, na sessão Career ThinkTank. Entendemos ser uma excelente oportunidade para os profissionais e a academia identificarem quais as lacunas de conhecimentos que precisam preencher no setor de O&G, que passa pela transformação digital”, diz Melissa Fernandez, gerente de tecnologia e inovação do IBP.

A programação prevê também um painel com uma discussão de como a instrumentação e automação agregam tecnologia e inovação no processo de transição das empresas de petróleo e gás para companhias com foco em energia. A proposta do Rio Automação 2019 vai além do que já é feito pela indústria. O Congresso vai apontar também tendências, novas tecnologias e inovações, além de falar sobre mercado e carreira.

Para se inscrever e obter mais informações, acesse os sites oficiais dos eventos http://www.coteq.org.br/ e https://www.ibp.org.br/eventos/rio-automacao/

 

Coteq 2019

Serviço

Data: 27 a 30 de maio de 2019

Local: Hotel Windsor Oceânico

R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca

Horário: Congresso das 9h às 18h

Visitação à Exposição gratuita de 28 a 30 de maio das 12h às 20h

 

Rio Automação

Serviço

Data: 28 e 29 de maio de 2019

Local: Hotel Windsor Oceânico

R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca

Horário: Conferências das 9h às 18h