Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) presta homenagem ao engenheiro mecânico Aldo Cordeiro Dutra, que faleceu no dia 22 de março de 2022, no Rio de Janeiro. Graduado pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (1959), Aldo Dutra é uma referência na área de Inspeção de Equipamentos, para diversas gerações de profissionais.

A partir da década de 60, atuou ativamente no IBP como membro da então Comissão de Refinação. Em 1962, foi protagonista na criação da Subcomissão de Inspeção de Equipamentos, sendo autor da “Guia de Inspeção de Geradores de Vapor a Combustão”, precursora da Guia de Inspeção de Caldeiras.  Sua atuação também foi essencial na elaboração e revisão dos volumes e edições seguintes da série de Guias de Inspeção de Equipamentos, bem como da organização de eventos desta Comissão. Em 1971, tornou-se Coordenador da Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP.

“Ele é considerado o ‘decano’ da Inspeção de Equipamentos no Brasil. Teve ainda papel fundamental na revisão da NR-13 de 1994, que criou a Certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE)” afirma Odilon Horta, Gerente de Certificação do IBP.

Aldo Dutra trabalhou na Petrobras, no INMETRO e na Marinha, dentre outras organizações, contribuindo decisivamente  para o avanço da atividade de Inspeção de Equipamentos no Brasil. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) e autor do livro “Proteção Catódica: técnica de combate à corrosão”, lançado com o apoio do IBP, em 2011.sp

Em 2017, foi reconhecido, pela Direção do IBP, como Membro Emérito da Comissão de Inspeção de Equipamentos.