Notícias

Evento promovido pelo IBP e a InvestSP reforçou a importância do estado para a indústria nacional

 

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a InvestSP, promoveu, no Rio de Janeiro, um café da manhã com a participação de Henrique Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo da InvestSP e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Na ocasião, Meirelles debateu com os convidados o cenário macroeconômico brasileiro e as perspectivas para os próximos anos, além de apresentar as estratégias do governo de São Paulo para captação de investimentos privados no Estado e para o setor de óleo e gás.

Durante o evento, Meirelles relembrou que São Paulo já é o segundo maior produtor, transcendendo os resultados diretos da produção de petróleo e gás. “Essa posição cria, inicialmente, a possibilidade da definitiva inserção do gás natural na matriz energética da base industrial de São Paulo, que representa praticamente metade da indústria nacional. Outro aspecto é o fortalecimento e a ampliação da cadeia de fornecedores de bens e equipamentos de São Paulo, além de incentivar o fomento de aplicação dos recursos de pesquisa e desenvolvimento, que trazem ganhos e arrecadação para o estado”, explicou.

De acordo com o executivo, São Paulo é o maior consumidor e detentor da mais capilarizada malha de distribuição de gás no país. Além disso, o estado é o maior produtor de cana de açúcar e etanol, gerando grande sinergia com biocombustíveis – particularmente, o biogás e o biometano. Por fim, São Paulo é o maior produtor e consumidor de derivados de petróleo, respondendo por 41% do total nacional. “Em 2018, o petróleo passou a ser o primeiro item da pauta de exportação do estado, ultrapassando etanol e aeronave”, relembrou.

Com a forte presença da indústria de petróleo e gás no estado de São Paulo, José Firmo, presidente do IBP, acredita na necessidade de um relacionamento mais próximo do estado de São Paulo. “A promoção desse evento marca o início de uma série de projetos que precisam ser desenvolvidos. Um dos papéis do IBP é justamente mostrar as consequências no médio e longo prazo das medidas que estão sendo tomadas hoje no setor de petróleo e gás, e São Paulo tem muito a se beneficiar nos segmentos de gás, exploração e produção e downstream”, afirmou.