Notícias

O novo Guia para Relatórios de Sustentabilidade para a Indústria de Óleo e Gás, publicação produzida pelo IPIECA, em parceria com o American Petroleum Institute (API) e o International Association of Oil & Gas Producers (IOGP), foi disponilizado para as empresas da indústria de petróleo e gás.

A consulta e o download do Guia podem ser realizados clicando aqui.

A publicação é uma ferramenta importante para as empresas do setor de óleo e gás formularem a estrutura e o conteúdo dos relatórios de sustentabilidade.

O material reúne 21 questões de sustentabilidade e 43 categorias de indicadores, em seis módulos, selecionados por meio de um processo de consulta a diversos stakeholders das áreas de meio ambiente, social, cultural e econômica.

O objetivo do guia é orientar as empresas sobre os tipos de dados e informações, e em que profundidade, precisam reunir em relação às ações que estão desenvolvendo para reduzir, mitigar ou compensar seus impactos.

De acordo com Carlos Victal, gerente de sustentabilidade do IBP, os relatórios de sustentabilidade contribuem para que as empresas adquiram credibilidade junto as comunidades e, principalmente, junto aos investidores, obtendo, assim, a licença para operar.

“Hoje, quase todos os bancos de investimentos, fundos de investimentos e bolsas de valores, exigem que as empresas tenha esse tipo de documento. Ou seja, para ter acesso à investimentos, as empresas precisam publicar esse relatório”, explicou Carlos. “E quando esse relatório segue um guia específico da indústria de óleo e gás, ele se torna ainda mais transparente, fidedigno e crível, para sociedade”, acrescentou.

O Guia para Relatórios de Sustentabilidade para a Indústria de Óleo e Gás está disponível para download aqui.

 

IPIECA

O IPIECA é líder em questões climáticas e energéticas, ambientais e sociais para a indústria de petróleo e gás. O órgão é administrado por uma Comissão Geral de representantes seniores de todas as empresas e associações membros do IPIECA.