Notícias

Especialistas da área de inspeção de equipamentos participaram do webinar O papel da inspeção na integridade de caldeiras, para discutir a importância desta atividade para a segurança das operações de diversas indústrias.

O vídeo da transmissão pode ser assistido no canal do IBP no Youtube.

Participaram do encontro Heloisa Furtado, coordenadora da Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP, Marcelo Salles da INTEGRA, Vitor Limongi do ISQ Brasil e Flávio Paoliello do CENIBRA.

No encontro, os palestrantes também comentaram o lançamento da nova edição Guia de Inspeção de Caldeiras, produzida pela Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP, com Coordenação Técnica do Engenheiro Luiz Antonio Moschini de Souza.

A nova edição Guia de Inspeção de Caldeiras está disponível para download neste link.

“A produção dessa guia tem o objetivo de apresentar subsídios básicos para implementação de planos de inspeção de caldeiras. Buscamos incluir a experiência e as melhores práticas, trazidas por renomados profissionais que atuam nesta área de conhecimento”, disse Lisandro Gaertner, gerente de comissões e gestão do conhecimento do IBP.

As Guias de Inspeção de Equipamentos emitidas pelo IBP, têm por objetivo orientar a realização de inspeções em equipamentos da indústria do petróleo, petroquímica e química, podendo ser utilizadas por outros tipos de indústrias que possuam equipamentos similares.

“Esta guia se aplica a caldeiras a vapor d’água, localizadas em refinarias, petroquímicas, terminais para distribuição, plantas de processamento de gás e correlatas e demais segmentos industriais, observando-se o escopo da Norma Regulamentadora 13 (NR-13), regulamentação de segurança e saúde do Governo Federal”, explicou Roberto Odilon Horta, gerente de certificação do IBP.

 

Produtos da Comissão

A  Comissão de Inspeção de Equipamentos do IBP produz publicações, apresentações, documentos legais e normativos, como parte de suas atividades.

Conheça alguns dos produtos da Comissão neste link.