Notícias

O primeiro dia da Rio Oil & Gas, no Riocentro, foi marcado pela presença do presidente da República, Michel Temer, pelo anúncio, feito pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, que substituirá Magda Chambriard, atualmente no cargo, pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Petrobras e a petroleira francesa Total, e pelo reconhecimento de autoridades e indústria sobre a necessidade de maior competitividade do setor para atrair investimentos e gerar emprego e renda.

Um passo importante para aumentar a competitividade do setor no país deu-se com a aprovação pelo Congresso do projeto de Lei que acaba com a figura do operador único da Petrobras no pré-sal. Foi o que reconheceram o presidente Temer, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Jorge Camargo durante a abertura do maior evento de petróleo e gás da América Latina.

O evento também foi palco da assinatura de memorando de entendimento entre Petrobras e a petroleira francesa Total para consolidação de uma aliança estratégica nos segmentos de Exploração, Produção e Gás & Energia. O anúncio foi feito por Parente e o presidente mundial da Total, Patrick Pouyanné, em entrevista coletiva.

Segundo Parente, o memorando começou a ser costurado no início deste ano, mas não tem obrigação legal. No entanto, representa uma linha de intenções muito sólida e pode incluir áreas em que já existem parceria ou em futuros campos. A ideia é que ambas estejam juntas tanto em desinvestimentos como em novos negócios. A estatal definirá até o fim do ano os projetos nos quais a petroleira francesa será parceira.

O presidente mundial da Total, Patrick Pouyanné, ressaltou que valoriza as parcerias com o Brasil, aqui e no exterior, afirmando que a empresa pretende estender os projetos para outras áreas, além da exploração e produção. “O Brasil é um grande mercado. Há muitas oportunidades”, afirmou.

Também na Rio Oil&Gas, Prumo Logística e GranEnergia anunciaram a criação de uma nova empresa de soluções integradas de logística e serviços para a indústria de óleo e gás, que começará a operar em novembro, no Porto do Açu. A Dome nasce com o objetivo de contribuir para o aumento da eficiência e otimização dos custos de projetos e operações da indústria, focada inclusive na gestão de integridade e modernização de embarcações e equipamentos.  A empresa ocupará uma área de 47 mil metros quadrados no Porto do Açu, em posição privilegiada, na entrada do canal.

Petrobras – novo momento

Almoço-palestra – Os novos caminhos da Petrobras

Em almoço palestra que tratou dos novos caminhos da Petrobras, o diretor-executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão da empresa, Nelson Silva, explicou que o novo plano de negócios da companhia tem como guia principal a nova ótica econômica de geração de resultados. “O plano estratégico foi discutido amplamente e dialoga com o plano de negócios. Nos perguntamos onde a Petrobras quer estar daqui a 20 anos. A companhia quer ser cada vez mais uma empresa integrada de energia com foco em óleo e gás que evolui com a sociedade, gera alto valor e tem capacidade técnica”, afirmou.

Silva afirmou que a Petrobras considera duas métricas com o mesmo peso: alcançar a meta financeira, reduzindo a alavancagem da dívida líquida (EBITDA) de 5,3 mi em 2015 para 2,5 mi em 2018 e mitigar riscos, reduzindo em 36% a taxa de acidentados registráveis (TAR*), de 2,2 em 2015 para 1,4 em 2018. “Uma dívida de U$6,3 bi equivale, por exemplo, o que deixamos de investir em uma nova unidade de produção. Esse é o tamanho da urgência de acelerar a redução desta dívida para voltar a investir na atividade-fim da empresa”, esclareceu o diretor.

Acompanhe a cobertura completa da Rio Oil & Gas 2016 no Facebook