Notícias

Em 2018, as tecnologias digitais ganharam um bloco inédito na Rio Oil & Gas, maior evento de O&G da América Latina. Agora, o tema não apenas está consolidado no congresso, como também ganhou desdobramentos na programação paralela.

Confira, a seguir, a entrevista com Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP,  sobre a TechVillage, uma das novidades desta edição, e o papel que a tecnologia está desempenhando neste cenário sem precedentes, devido à pandemia do coronavírus e à queda do preço do barril.

1- A O&G TechWeek se transformou e, em 2020, a Rio Oil & Gas traz como novidade a TechVillage. O que ocasionou essa mudança?

MF: A inovação e tecnologia cumprem papel fundamental para a melhoria da eficiência de processos, aumento da produtividade e da segurança operacional. Buscando entender as demandas de todos os atores envolvidos na cadeia de óleo e gás e atender a elas, o IBP buscou fazer ações eficientes e diferenciadas em cada ano. A mudança veio no sentido de apresentar conteúdo e tecnologia de maneiras diferentes, em atendimento ao público presente, dentro da Rio Oil & Gas, que tem uma característica mais diversa e não apenas pessoas que se interessam apenas por tecnologia. Nesse sentido, a TechVillage tem como propósito despertar para todo o público do setor o papel de protagonismo que a tecnologia e a inovação têm para o desenvolvimento do setor. Com a participação da academia mostrando seu trabalho direcionado para o empreendedorismo, espaço para apresentação de startups, desenvolvimento de dinâmicas como hackathons e apresentação das demandas e soluções do setor, o TechVillage apresenta de forma mais prática e didática a importância desse universo.

2- Quais oportunidades a tecnologia pode gerar para as empresas de O&G neste momento de crise?

MF: As tecnologias da transformação digital/indústria 4.0 têm apresentado papel importante nesses novos tempos. Elas possibilitam o trabalho remoto e a diminuição do risco de exposição da vida humana não apenas a ambientes hostis oriundos da natureza de sua própria atividade, mas, agora, mais do que nunca, diminuindo a necessidade de aglomeração de pessoas confinadas a um só ambiente.

3- Quais tendências tecnológicas esse momento pelo qual a indústria está passando vai impulsionar?

MF: O uso da Inteligência Artificial, IIoT e Big Data, entre outros, são aliados importantes para esse processo. Além dessas, destaco também a tecnologia 5G, que permitirá comunicação mais rápida e eficiente entre os aparelhos.