Notícias

Complexa por natureza, a eficiência logística é especialmente desafiadora na indústria de óleo e gás, que envolve a utilização de multimodais de movimentação de cargas, embarcações e bases de apoio offshore de alta complexidade, terminais de armazenamento, dutos e outros ativos de infraestrutura, sempre atendendo a requisitos de segurança operacional, disponibilidade, qualidade, custo e prazo. Esse foi o tema da edição do webinar Fora de Hora, promovido pelo Comitê Jovem do IBP no dia 29.07, às 18h.

Luiz Felipe Bretas Rozo, analista de Desenvolvimento de Negócios de Óleo e Gás do Porto do Açu, apresentou conceitos da atividade, diferenças da matriz modal no Brasil e no exterior e um comparativo entre os principais ativos portuários que atendem ao setor.

Por fim, ele mostrou um estudo de caso sobre as atividades desenvolvidas no Porto do Açu e a visão institucional da operação logística da Prumo. O local já inclui, por exemplo, a maior base para embarcações de apoio offshore do mundo. E tem outros projetos relevantes implantados, como a exportação de óleo cru, ou em curso, como um terminal de recebimento e tancagem para óleo cru, com vistas ao fornecimento para futuros ativos de refino.

Na parte da interação com o público (chat), Luiz Rozo mencionou os gargalos de infraestrutura no país: “A dependência do transporte rodoviário é uma realidade hoje para maioria das empresas de O&G, reduzindo a previsibilidade e a segurança na movimentação de cargas. A legislação burocrática também é um complicador. Mas já operamos com uma qualidade muito grande”.

Para assistir novamente, acesse o Canal do IBP no YouTube.