Notícias

No último dia 30 de outubro, o IBP reuniu patrocinadores e expositores da Rio Oil & Gas 2018 para apresentar resultados oficiais do evento. A conferência, a maior da América Latina voltada para a indústria de óleo e gás, foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.

Para o Presidente do IBP, José Firmo, se houver continuidade no avanço regulatório iniciado nos últimos dois anos, a exposição de 2020 fará a de 2018 parecer pequena. Ele ainda ressaltou a qualidade do networking do evento.

“Uma das coisas pelas quais a gente faz um evento como esse é para tentar que todos vocês consigam um pedaço de informação que não está na rede, não está na web, que não está em uma publicação. A única forma de conseguir essa percepção do que vai ser o futuro é fazendo esse tipo de reunião entre pessoas, escutando diferentes perspectivas”, ele afirmou.

Números do evento

Com uma área de 39 mil m², a exposição teve mais de 480 marcas expositoras e 33 patrocinadores.  Em comparação com a edição de 2016,  a Rio Oil & Gas recebeu um número 25% maior em termos de participantes: foram 42.200, a maioria composta por gerentes, diretores e engenheiros/químicos. O congresso bateu recorde em número de congressistas – 5 mil – e contou com 200 palestrantes e mais de 600 trabalhos técnicos apresentados. Incluindo os 10 eventos paralelos, o evento totalizou mais de mil apresentações de conteúdo.

Ainda segundo o relatório apresentado pelo Gerente de Eventos do instituto, Victor Montenegro, a Rio Oil & Gas recebeu participantes de 76 países, com destaque para os Estados Unidos, Noruega e Argentina.

Uma das inovações da edição de 2018 foi o programa de Visitação Estratégica. Ao todo, a feira recebeu 285 visitantes estratégicos, incluindo delegações de países como Canadá, Itália, Malásia, Rússia, França, Alemanha, Moçambique, Holanda, entre outros. Eles foram recebidos por consultores contratados pelo IBP, que ministraram palestra sobre as oportunidades que o Brasil oferece e conduziram os visitantes em visitas guiadas pela exposição.

O presidente aproveitou o encontro também para falar dos eventos que o IBP promoverá em 2019: OTC Brasil, Rio Pipeline, O&G Techweek, entre outros. Ressaltou que o mercado não pode perder esse clima positivo que se instaurou na Rio Oil & Gas e deve continuar apostando e participando dos próximos eventos.