Notícias

A OTC Brasil, que ocorre entre 29 e 31 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de janeiro, trouxe como novidade, nesta edição, eventos paralelos em sua área de exposição.

Arena Offshore
Arena Offshore

A recém-criada Arena Offshore apresentou, no primeiro dia, uma programação voltada para o segmento subsea, com a discussão, por parte das grandes operadoras, sobre as demandas e soluções para a produção e águas profundas e ultraprofundas.

Para Gustavo Freitas, da Petrobras, o engajamento entre fornecedores e operadoras é a chave para o sucesso de projetos offshore. “Engajamento é uma ferramenta poderosa para o aumento da atratividade dos negócios offshore. É possível acelerar o processo sem perder a qualidade”, explicou.

A nanotecnologia é uma das apostas da Total no subsea em águas ultraprofundas. Além dessa inovação, Adriano Mota também citou o uso de bombeamento e processamento em águas ultraprofundas no Brasil. “Há espaço para trazer esses sistemas e maximizar a produção”, afirmou.

 

Hackathon e palestras nos estandes

Estande IBP
Estande IBP

Os estande dos expositores da OTC Brasil também apresentam conteúdos e palestras ao longo dos três dias do evento. O espaço do IBP recebeu, na tarde desta terça-feira, o Gerente de Certificação do IBP, Odilon Horta, para falar sobre o programa de Certificação de SPIE – Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos – do instituto.

Além de trazer seu portfólio pré-2013 até 2019, a Shell apresenta, em seu espaço, três ativações em realidade virtual divididas em terra, céu e mar. Quem visitar o estande poderá usar umas das bicicletas ergométricas para visitar a praia de Ipanema ou o Museu do Amanhã, sobrevoar com drones os pontos onde a empresa desenvolve iniciativas de investimento social ou realizar simulações de contenção de mancha, projeto desenvolvido para pescadores.

A tecnologia também esteve presente no estande da Siemens, que trouxe o 4º HackaSiemens. Ao longo dos três dias da conferência, a empresa vai reunir 32 participantes de diferentes perfis – desde estudantes até integrantes de startups – para resolver desafios reais do setor de O&G no Brasil propostos por dois clientes parceiros, a SBM Offshore e a PetroRio.