Notícias

O setor de petróleo e gás é um dos mais relevantes da indústria mundial, pois, além de alimentar as principais matrizes energéticas, contribui para a geração de divisas com sua exportação, empregos de alta qualificação e produtividade, e arrecadação de tributos nas esferas municipal, estadual e federal.

Para reforçar a importância do setor de petróleo e gás para economia, a EY e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) elaboraram um estudo –  Relevância do Petróleo para o Brasil – que demonstra as diversas oportunidades de investimento no mercado e o valor que a indústria tem para a economia do país.

Os dados do estudo reforçam que o Brasil possui reservas de petróleo e gás em abundância, ocupando o terceiro lugar no ranking das principais atividades econômicas e o quarto em relação às exportações, desempenhando um relevante papel para o alcance de superávit comercial.

Além disso, o mercado de petróleo e gás configura o primeiro lugar do setor industrial no que diz respeito a arrecadação de impostos federais, com impacto significativo no mercado de trabalho nacional, já que os empregos gerados pelo setor fornecem salários maiores do que a média salarial da indústria brasileira.

O levantamento elaborado pelo IBP e pela EY reforça que o setor de petróleo e gás está consciente de que terá um papel fundamental na transição energética para as matrizes renováveis. Prova disso são os resultados dos últimos leilões de energia, que já contaram com uma redução de fontes como carvão, diesel e óleo combustível.

O estudo está disponível para download e pode ser acessado aqui.