Notícias

Rio Pipeline também debateu ganhos de produtividade em dutos, terminais e minerodutos, por meio de novas soluções

Um dos temas de destaque nesta quarta-feira (4/8) na Rio Pipeline 2019, evento do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, foi a necessidade de ampliar o mercado de gás no país, que passa por uma maior integração com o setor elétrico.

O CEO da transportadora de gás TAG, Gustavo Labanca, defendeu, em almoço-palestra durante o evento, que o país crie regras para a estocagem de gás para suprir as termelétricas, necessárias para uma maior flexibilidade do sistema de geração. Isso porque, diz, a produção de gás do pré-sal é contínua e as térmicas entram em operação a fim de complementar as fontes renováveis intermitentes, cuja geração de energia não é constante, tais como solar, eólica e hidrelétrica. A TAG é controlada pelo grupo Engie.

Para desenvolver a estocagem de gás, diz, é necessária uma regulamentação para ter acesso a informações dos campos de óleo e gás, já totalmente explorados. “Há um potencial grande, sobretudo em campos terrestres no Nordeste e Espírito Santo, mas os investidores precisam ter acesso às informações sobre a geologia desses reservatórios exauridos para identificar se são próprios para estocagem”, afirmou.

Labanca ressaltou que os investimentos da Engie no segmento de gás estão em linha com o pilar da companhia de ser líder global na transição energética e reforçou a experiência internacional nesse mercado. “Podemos contribuir muito no debate de abertura no mercado de gás e na malha de gasodutos de transporte do país. Operamos uma rede de cerca de 32 mil km na Europa, mais do que o triplo da malha brasileira, de cerca de 9 mil km no Brasil. Os números mostram o quanto o país tem ainda por investir na expansão da sua rede”, afirmou.

Arena Jovem

Na final da tarde de terça-feira (3/8), a programação da Arena Pipeline foi dedicada ao público jovem. Em parceria com a Young Pipeline Professionals (YPP-Br), o IBP organizou um bate-papo com jovens profissionais do segmento dutoviário e executivos do setor de óleo e gás para a troca de experiências, em meio à transformação do segmento. Carla Diniz, Diretora de Gente e Gestão da NTS, fez simulação de entrevista de emprego com dois voluntários e tirou dúvidas da plateia sobre como se portar em uma entrevista de emprego e otimizar as experiências no currículo.

Nelson Leite, chairman da TechnipFMC no Brasil, conversou com o público sobre as escolhas de carreira e de vida pessoal. “Acho que vocês têm de escutar e se juntar aos bons, às pessoas que são ousadas, e não se juntar às pessoas acomodadas. É preciso ter cabeça de dono”, ressaltou.

Sobre a Rio Pipeline

A Rio Pipeline 2019 vai até quinta-feira (05), no Centro de Convenções SulAmérica. O evento é organizado pelo IBP, com patrocínio da Petrobras, Transpetro, Rosen, Aveva, Comgás, Engie, Intero, NTS, Prumo Logística, TBG, TechnipFMC, Tenaris, Trapil, Emerson, Plural + Combustível Legal, Worley, OptaSense e Signaltape. Veja a programação completa do evento em www.riopipeline.com.br

Acompanhe aqui a cobertura: