Notícias

O IBP realizou, no último dia 08 de novembro, o 2º Fórum Técnico de 2018, que tratou de Dispositivos de Segurança. Mediado por Wallace Silva Carmona, Coordenador da Subcomissão de Inspeção de Equipamentos (GRINSP-RJ), o encontro buscou promover um amplo debate sobre a necessidade de disciplinar e regular as atividades de inspeção e manutenção relacionadas aos dispositivos de segurança no Brasil.

Ao longo da programação, nomes atuantes do setor de inspeção de equipamentos compartilharam casos e experiências sob perspectivas de fabricantes de dispositivos, usuários na área de óleo e gás, assim como de profissionais que lidam diariamente com equipamentos.

O evento também contou com uma mesa redonda mediada por Teófilo Sousa, Sócio-Diretor da Íntegra, para debater a temática e responder a perguntas da plateia. Estiveram presentes Fernando Gazini, auditor do IBP, Walker Monteiro, da BW Offshore, Florian Remann, da Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), Erik Rocha, da Leser, Margareth Fernandez Ribeiro, da Petrobras, André Louro, da Chevron e Georg Bögel, da SBM Offshore e Almir Chaves, Coordenador da CNTT NR-13/Ministério do Trabalho.

Ao final, Almir Chaves, Coordenador da CNTT NR-13/Ministério do Trabalho, revelou que a NR- 13 – Norma Regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação, nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores – teve seu escopo pautado e ampliado. Segundo ele, já foram encaminhadas questões como a certificação voluntária do PH – Profissional Habilitado, a falha em caldeiras especiais e a inclusão de tanques metálicos de armazenamento.

“Nós estamos com a pauta da NR-13 em dia e zerada. Estamos abertos a demandas que os senhores, como profissionais do setor, possam apresentar como necessidade de discussão na comissão”, ele disse.

Em sua conclusão, o Gerente de Certificação do IBP, Roberto Odilon Horta, ressaltou a importância deste debate para a construção de novas técnicas relacionadas às normas de segurança, o que promoverá a melhoria nos processos.