Notícias

A UnIBP está com três cursos abertos na Escola de Tecnologia & Inovação, todos na área de Instrumentação e Automação: Capacitação em Instrumentação Industrial, Controle Clássico e Controle Digital e Projeto De Estações de Medição de Óleo e Gás Natural.

As aulas serão realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com transmissão ao vivo. Associados IBP têm direito a descontos.

Com a carga horária de 44h, a Capacitação em Instrumentação Industrial tem início em 26 de abril e oferece o conhecimento teórico necessário para atuar junto a sistemas de Instrumentação Industrial, tornando o aluno apto a identificar e corrigir possíveis problemas no processo de automação da instalação oriundos do funcionamento inadequado de diversos tipos de instrumentos. O programa ainda apresenta de maneira fácil e didática as últimas atualizações da norma ISA 5.1.

As aulas são voltadas para técnicos de instrumentação, eletrônica, elétrica, mecânica e operadores de processo que desejam se aperfeiçoar ou, ainda, engenheiros e estudantes de engenharia e áreas afins que desejam atuar em ambientes industriais com alto nível de automação. Mais informações estão disponíveis aqui.

Já o Controle Clássico e Controle Digital tem uma carga horária de 40h e início no dia 04 de maio. As lições apresentam um aprofundamento técnico 100% conectado com a realidade da indústria de petróleo e gás.

Ele aborda o conteúdo teórico aplicado a sistemas de controles clássico e digital, destacando as principais malhas de controle utilizadas na atividade de automação e a aplicação prática dos conceitos no processo de tomada de decisão do profissional que atua neste contexto. Mais informações estão disponíveis aqui.

O Projeto De Estações de Medição de Óleo e Gás Natural, com a carga de 40h, tem início no dia 05 de maio e foca nos seguintes temas: conceitos aplicáveis à medição fiscal (impostos) e transferência de custódia (posse); regulamentação aplicável ao Brasil e definida pela ANP e o INMETRO;  e requisitos metrológicos que devem ser atendidos pelas estações de medição nessa aplicação e os diversos aspectos que devem ser considerados na gestão dos projetos considerando a execução das disciplinas de processos, instrumentação, automação, mecânica, tubulações, elétrica e civil.

Ao final do curso, o aluno será capaz de gerenciar as diversas fases do projeto de construção de estações de medição de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, planejar as ações necessárias para a implementação desses projetos e controlar o desempenho das ações planejadas com o objetivo de maximizar os resultados. Mais informações estão disponíveis aqui.